MADEIRA Meteorologia

Tempo, mesa e amizade brindam ao novo Madeira “No Forno” de Octávio Freitas e Ricardo Diogo

Data de publicação
20 Fevereiro 2026
9:33

O restaurante Desarma, no Funchal, promove a 9 de março um jantar especial que assinala o lançamento do “No Forno”, um novo Vinho da Madeira desenvolvido em parceria entre o chef Octávio Freitas e Ricardo Diogo, este último da Vinhos Barbeito.

A iniciativa, intitulada “Desarma o Tempo”, surge no contexto da realização na cidade da Guia Michelin Portugal 2026, reunindo chefs convidados e amigos ligados à gastronomia. O programa inclui uma prova comentada de Vinhos Madeira com cerca de 50 anos, orientada por Ricardo Diogo, seguida de um jantar preparado pela equipa do restaurante, no espaço situado no hotel The Views Baía.

O novo vinho “No Forno” é um Madeira meio seco com perfil gastronómico, criado a partir de lotes das castas Verdelho, Sercial e Bastardo. A edição, engarrafada em outubro de 2025, está limitada a mil garrafas de meio litro.

Em comunicado endereçado à imprensa, o chef com uma Estrela Michelin realça ser um mote para dar a conhecer a “sua Madeira”.

“Este momento é a minha forma de hospitalidade. Primeiro mostrar o que é a ‘minha’ Madeira, não a colegas de profissão, mas a amigos, que levarão esta experiência na sua memória. Depois, a oportunidade de comemorar este momento da receção da gala Michelin Portugal 2026, com o lançamento do meu primeiro Vinho da Madeira, o ‘No Forno’, que é outro desafio de amizade, do Ricardo Diogo da Barbeito e que se transformou numa bela aventura, agora pronta a provar. O que eu espero é que seja um momento especial entre amigos, estou a fazê-lo com muito carinho”, destacou.

A afinar pelo mesmo diapasão, Ricardo Diogo sustenta que ‘No Forno’ resume-se a uma “conversa engarrafada” e se traduz num sabor “singular”.

“Há vinhos que nascem puramente de uma técnica, de um terroir ou da tradição. Este, contudo, nasceu de uma conversa e de uma visão partilhada entre amigos. Eu e o Chef Octávio Freitas — uma das referências mais criativas da nossa gastronomia e merecida estrela Michelin — sentámo-nos à mesa com um desafio: criar algo novo”, apontou Ricardo Diogo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a opção de abandonar a intervenção no Caminho das Ginjas?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas