JM é um matutino da Região Autónoma da Madeira, que exerce um jornalismo isento, objetivo e imune a influências externas.
JM protege os princípios deontológicos e da ética profissional do Jornalismo, respeitando a reserva da vida privada dos cidadãos, promovendo a lealdade para com as fontes, recusando a manipulação e o sensacionalismo informativo.
JM defende intransigentemente a Autonomia Política – Administrativa da Região Autónoma da Madeira, no seio da Pátria portuguesa, privilegiando os assuntos madeirenses, não obstante o lugar do mundo onde estes se concretizem, nomeadamente toda a sua comunidade na diáspora, mas mantendo um olhar atento ao País e ao Mundo.
JM é um jornal independente dos poderes políticos, económicos ou ideológicos, de grupos de pressão e de interesses privados, mas não abdica de participar nos grandes debates da RAM ou que lhe digam respeito.
JM pretende contribuir para a formação de uma opinião pública consciente, exigente e activa, e estimula a opinião e o sentido crítico, bem como a interatividade com os seus leitores, sendo as ideias expressas da exclusiva responsabilidade daqueles que as assinam.
JM é uma publicação aberta à evolução das dinâmicas informativas e das tecnologias de informação, e encoraja a criatividade, a inteligência e vivacidade da escrita, combinada com a imagem e meios audiovisuais. Mas é intransigente na defesa do rigor e estabelece uma distinção clara entre Informação e Opinião.
O JM defende a causa ambiental e ecológica, sem assumir qualquer tipo de radicalismo, na defesa do património edificado e natural da RAM.
JM é herdeiro de um legado histórico e civilizacional que moldou o povo madeirense, enquanto comunidade atlântica, respeitando as suas tradições e valores.
JM pratica um jornalismo consentâneo com os valores do Personalismo, da Liberdade, da Democracia, da Justiça, da Solidariedade e do Amor pelo próximo.
JM tem um compromisso para com a verdade, a honestidade de métodos e o interesse público, e nisso funda a sua credibilidade como Órgão de Comunicação Social.
Estatuto Editorial da rádio JM-FM 88.8
JM-FM é uma rádio local com carácter generalista do Concelho do Funchal, que exerce um jornalismo isento, objetivo e imune a influências externas.
JM-FM protege os princípios deontológicos e da ética profissional do Jornalismo, respeitando a reserva da Vida privada dos cidadãos, promovendo a lealdade para com as fontes, recusando a manipulação e o sensacionalismo informativo.
JM-FM defende intransigentemente a Autonomia Política - Administrativa da Região Autónoma da Madeira, no seio da Pátria portuguesa, privilegiando os assuntos madeirenses, não obstante o lugar do mundo onde estes se concretizem, nomeadamente toda a sua comunidade na diáspora, mas mantendo um olhar atento ao País e ao Mundo.
JM-FM é uma rádio independente dos poderes políticos, económicos ou ideológicos, de grupos de pressão e de interesses privados, mas não abdica de participar nos grandes debates da RAM ou que lhe digam respeito.
JM-FM pretende contribuir para a formação de uma opinião pública consciente, exigente e activa, e estimula a opinião e o sentido crítico, bem como a interatividade com os seus ouvintes.
JM-FM é uma rádio aberta à evolução das dinâmicas informativas e de entretenimento estimulando a criatividade dos autores e ouvintes.
JM-FM defende a causa ambiental e ecológica, sem assumir qualquer tipo de radicalismo, na defesa do património edificado e natural da RAM.
JM-FM é herdeira de um legado histórico e civilizacional de tradição judaico-cristã que moldou o povo madeirense, enquanto comunidade atlântica, respeitando as suas tradições e valores.
JM-FM pratica um jornalismo consentâneo com os valores do Personalismo, da Liberdade, da Democracia, da Justiça, da Solidariedade e do Amor pelo próximo.
JM-FM tem um compromisso para com a verdade, a honestidade de métodos e o interesse público e ainda o compromisso de respeitar os direitos dos ouvintes, a ética profissional e os princípios deontológicos dos jornalistas, no estrito cumprimento dos termos da Lei da Rádio em vigor e nisso funda a sua credibilidade como órgão de Comunicação Social.
Vou começar por confessar que já fui mais sensível a insultos. Juro. O meu gosto pelo “sangue” fez-me perceber que, do outro lado, está alguém que sente...
O Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, celebrado a 20 de junho, instituído pela ONU, tem como objetivo promover a conscientização global sobre...
Nunca gostei muito de andar com o dicionário às costas. Primeiro porque era dos livros mais pesados que transportava na mochila da escola. Depois, porque...
A minha avozinha na sua imensa sabedoria letrada com a quarta classe sempre dizia:” se não tens nada para dizer de jeito, mais vale estares calado”. Olha-se...
Nunca acabei “Crime e Castigo”, de Dostoiévski. Nem “Guerra e Paz”, de Tolstói. Confesso sem remorso: abandonei-os. Não por serem maus — antes pelo contrário....
No passado sábado, realizou-se o IX Congresso dos Trabalhadores Sociais Democratas da Madeira, foi a nossa reunião magna. Era um congresso aguardado, e...
A minha geração, nascida nos anos 70, conheceu muitos homens e mulheres que viveram a sua homossexualidade em “armários escuros e assustadores”. As gerações...
Na condição insular da Madeira, onde a paisagem se afirma com resiliência sobre a topografia, a construção tem sido sempre mais do que ofício — é ato contínuo...
Com o novo Governo da República ainda a consolidar a sua agenda e com o debate constitucional a dominar o espaço público, é urgente recentrar o foco político...
O nosso Código Civil define servidão predial como “o encargo que é imposto num prédio em proveito exclusivo de outro prédio pertencente a dono diferente;...
Períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na vertente norte e nas terras altas da ilha da Madeiraé a previsão...
A população de Gaza “precisa desesperadamente de mais ajuda”, afirmou hoje a Fundação Humanitária de Gaza (GHF), que, apoiada por Israel e pelos Estados...
O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, ordenou hoje a libertação de 14 presos políticos, incluindo o líder da oposição Sergei Tikhanovskiy,...