MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

7/02/2026 07:35

Os últimos dias na política regional, podiam configurar na perfeição o manual “A arte de transformar um problema criado por si num problema dos outros.”, porque foi basicamente isto que o Partido Socialista andou a fazer, em relação à questão da alienação do imóvel do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Para percebermos a narrativa, basta olharmos o papel que o Partido Socialista desempenhou ao longo dos anos em relação ao novo hospital, desde a falta de vontade política em reconhecer esta obra estruturante para a Madeira e os madeirenses, como Projecto de Interesse Comum, ao subfinanciamento dos 50% que são da responsabilidade do Estado Português. E aqui, tudo valeu para fazer descer a comparticipação do Estado, desde a exclusão do IVA e das expropriações das contas da obra, à dedução do valor dos imóveis dos Hospitais Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros das tranches de dinheiro, a serem transferidas pelo Estado. A resolução do Conselho de Ministros é muito clara nesta matéria, e a assinatura por baixo desta decisão é de António Costa, à data Primeiro Ministro de Portugal e Secretário-Geral do PS.

Pior ainda foi o papel a que os socialistas locais se prestaram a desempenhar. À data das resoluções congratularam-se, várias vezes, por protagonistas diferentes, com o compromisso da República Portuguesa de comparticipar apenas 30% da obra do novo hospital. Os socialistas estavam felizes, satisfeitos e congratulados, num exercício estéril de auto-satisfação com a “verbinha” que Costa nos atirava. E se tivéssemos de entregar património da Região, melhor ainda. E se de caminho, fosse necessário, em vez de um pé, meterem-nos os dois pés em cima, também não havia problema, desde que o segundo pé fosse de Mário Centeno “o Cativador de Verbas”. Tudo deixava os socialistas satisfeitos, felizes e cheios de vontade de se congratular. Uma. Duas. Várias vezes.

Agora o governo é outro, a lógica da batata mudou. Já não defendem a venda do Hospital Dr. Nélio Mendonça para abater à dívida. Cruzes! Nunca! São abertamente contra! O que vale é que a história não os deixa mentir e muito menos apagar os anos de agachamento, de congratulações, de satisfação e felicidade que a venda do Hospital Dr. Nélio Mendonça, provocou no Partido Socialista.

Verde: Prevenção que faz a diferença

A Madeira continua a dar bons sinais na área da prevenção em saúde. O lançamento do novo site dedicado aos rastreios de saúde vem reforçar uma estratégia que a Região tem seguido de forma consistente, informar melhor, diagnosticar mais cedo e salvar vidas. Num só espaço digital, os cidadãos passam a ter acesso claro e simples aos principais programas de rastreio em curso, sabendo quem deve fazer, quando, onde e como aceder.

Amarelo: A Macaronésia não pode esperar

A realização das X Jornadas Parlamentares Atlânticas, após oito anos de interregno, é um sinal político relevante e oportuno. Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde partilham mais do que geografia, partilham problemas estruturais, necessidades de respostas políticas ajustadas em matérias comuns e resposta a desafios que não podem continuar a ser tratados de forma isolada. Estas jornadas parlamentares podem configurar-se como um espaço político essencial para construir posições conjuntas, pressionar os decisores e exigir políticas diferenciadas para estes territórios.

Vermelho: A tempestade Kristin

Será impossível esquecer este nome. Da Madeira para Portugal Continental, resta-nos enviar toda a nossa solidariedade e ajuda. Que sirva novamente de lição, a juntar a todas as outras que nós, historicamente como povo e como país, insistimos em ignorar.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas