MADEIRA Meteorologia

Peixe potencialmente contaminado em análise na Selvagem Grande

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Junho 2023
16:43

Uma equipa do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), do Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar da Madeira (LRVSA), da Polícia Marítima, do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza (IFCN-IP-RAM), e Fundação LIDH (Programa Go Deeper-EmPowered by Yamaha) encontra-se na Selvagem Grande a realizar uma campanha de amostragem para a recolha de peixe potencialmente contaminado com ciguatoxinas.

Estas actividades inserem-se no projecto EuroCigua-2, co-financiado pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).

As Ilhas Selvagens, no extremo sul da costa portuguesa, são consideradas um hotspot de ciguatera na Europa. Vários relatos de intoxicação após o consumo de peixe, tanto na Madeira como nas Canárias, tiveram origem em peixe capturado nestas Ilhas. O objectivo principal da recolha de material biológico contendo ciguatoxinas é a purificação destes compostos, essencial para o desenvolvimento de metodologias analíticas para a sua detecção e quantificação em rotina

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas