MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Nutricionista

14/02/2022 08:00

Um dia que lembra o amor namoradeiro, o amor companheiro, mas também é o dia que celebra o amor de amizade! Pois é, hoje é também o Dia da Amizade!

E sim, é bonito assinalar datas como estas, é confortante jantarmos com o nosso amor ou reunirmos com os nossos amigos, demonstrar que os amamos e que os confortamos, em todos os momentos que mais necessitam.

Mas será que este conceito se resume apenas a um dia, a um presente ou ao consumismo que a data assinala? Claro que não!

Por isso, que todos os dias sejam dias para amar e para gostar!

Acho muito bonito quando se leva o marido ou a namorada a jantar fora, para depois criticar que é gordo de mais ou magra demais! Ainda melhor, quando se oferecem flores e depois não se permite a perda de peso, com medo, de traição ou do elogio de outro! Hilariante ainda, quando não se respeita o processo de mudança de um amigo ou amiga, porque não quer beber e comer açúcar, porque não quer fumar ou porque quer correr de manhã e não quer chegar a casa tarde e ir para os copos!

Companheiro, amigo, é aquele que apoia incondicionalmente, na alegria e na tristeza, nos copos e na saúde! E tanto que é preciso o empurrãozinho para melhorar a saúde, não?

Mas sendo, hoje, dia de festa e que também celebra a fertilidade, aos papás, também nunca é de mais lembrar que amanhã é o Dia Nacional da Criança com Cancro. Uma doença que afeta os mais velhos, e, infelizmente, também os mais novos.

Sabiam que o cancro ainda é a principal causa de morte nas crianças após o primeiro ano de vida? E que, apesar da carga genética e mutações terem a maior influência para a doença infantil, ainda assim, o estilo de vida e os fatores ambientais, desde a infância, são grandes fatores risco para a desencadear na juventude ou na vida adulta?

Então sendo nós adultos, conscientes e amantes e amigos e férteis e capazes de gerar vida, não somos nós também responsáveis por amar e cuidar o melhor que podemos dos nossos filhos e das nossas crianças?

Que não seja demasiado tarde!

Que não seja demasiado tarde de cuidarmos da nossa alimentação e saúde para que, desde a conceção, os nossos filhos tenham a melhor nutrição possível!

Que não seja demasiado tarde para educarmos as nossas crianças a serem melhores amigos todos os dias, mais saudáveis todos os dias e mais conscientes para com a natureza, todos os dias!

Que o façamos todos os dias, porque amanhã, pode ser demasiado tarde!

Sejamos amigos dos amigos, amigos dos filhos, amigos dos companheiros! Mas que o sejamos todos os dias!

Que não seja demasiado tarde para ajudar e compreender!

Que não seja demasiado tarde para dizermos um "eu gosto de ti" ou um "eu tenho saudades tuas"!

Que não seja demasiado tarde para oferecer um vaso ou uma flor!

Que não seja demasiado tarde para um abraço, um beijo e uma bela gargalhada! Há algo que tenha mais valor que um abraço apertado e um sorriso?

E que bem que se diz que "um amigo é um bem, um tesouro que se tem", uma extensão da nossa família, por isso, que tal respeitar e cuidar com carinho? Amanhã a família e os amigos, podem já não estar aqui!

Um abraço de conforto e carinho a todos os amigos que aqui ainda estão e outro para aqueles que são estrelas no céu!

Celebrem todos os dias!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas