MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Consultor

2/08/2023 06:00

Inúmeras organizações mantêm a expectativas de que esteja sempre ligado, respondendo a telefonemas, emails e participando em reuniões. Contudo, os estudos mostram que tirar umas férias descansado é fundamental para reduzir o burnout, aumentar a energia, o empenho e melhorar a saúde e o bem-estar geral, que por sua vez levarão a uma produtividade mais sólida. Neste sentido, existem cinco estratégias para estabelecer limites de uma forma profissional:

Apresente um Plano - quando as suas férias forem aprovadas, informe a sua chefia de que não estará disponível durante as mesmas. Não precisa de partilhar o local ou o que vai fazer, mas explique como é que o tempo de folga irá beneficiar a organização no seu regresso. Esta conversa deve incluir um plano preparado num documento para a sua equipa, de forma a cobrir a sua ausência, especialmente se as férias forem longas. Pergunte à sua chefia se precisa de alguma coisa para além do que preparou. Isto irá reduzir a probabilidade de ser interrompido.

Calendarize - pode ter introduzido as suas férias no sistema, mas a sua equipa não se vai lembrar quando elas são exatamente, semanas ou meses mais tarde. Portanto, assim que as férias forem aprovadas, envie um memorando para todas as partes interessadas em que menciona quando estará indisponível. Isto vai lhes permitir que se preparem e que lhe comuniquem quaisquer necessidades antes da sua partida.

Envie Pré-avisos para Reuniões - não se limite a recusar reuniões regulares na semana das suas férias. Envie email a informar as pessoas que dirigem essas reuniões de que não vai estar presente e pergunte se precisam de algo da sua parte antes de partir. Isto mostra que é responsável perante os seus colegas e dá-lhe a oportunidade de os informar a sua indisponibilidade. Se a reunião for realizada através de plataformas digitais como o Zoom ou Microsoft Teams, peça a quem dirige a reunião para gravá-la por si se precisar das informações quando regressar. Se a reunião for presencial, peça para lhe enviar notas e realçar quaisquer áreas que terá de abordar quando regressar.

Maximize a sua Notificação "Out-of-Office" - a maioria das pessoas não pode deixar o seu emprego sem ter outra encarregue das suas responsabilidades. É fundamental que seja claro na sua resposta automática de ausência sobre quem estará disponível. A notificação deve indicar que não terá acesso ao email e que não estará contactável até regressar na data específica. Inclua as informações de contacto de cada pessoa que responderá a quaisquer questões em seu nome, enquanto estiver ausente.

Envie um último Lembrete - na semana anterior às férias, envie um email a todos os membros da equipa informando-os de quando vai estar de férias e da data de regresso. Lembre-lhes de que não estará disponível e que não responderá a emails ou chamadas. Se necessário, indique-lhes onde podem encontrar as informações de que podem necessitar e quem responderá durante a sua ausência. Este tipo de lembrete demonstra o seu profissionalismo e a compreensão de que o negócio continua enquanto estiver ausente. Também ajudará a reduzir quaisquer problemas não resolvidos que terá de solucionar quando regressar.

Parafraseando Anne Lamott: "Quase tudo voltará a funcionar se o desligares da corrente durante alguns minutos, incluindo tu".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas