MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Nutricionista

3/07/2023 04:11

Chegou o tempo de Verão! O Verão em que se comparam barrigas, quem tem o biquíni mais bonito ou a pele mais morena ou a foto mais sexy nas redes.

Chegou, finalmente, o Verão! O objetivo está cumprido…e a dieta e o exercício acabaram, finalmente. Venham 3 ou 4 meses de animação e de "para outubro, logo se vê"!

Entre várias coisas, pergunto-me! De que serve passar o ano a preparar a pele para o Verão e para as fotos, tomar colagénio, betacaroteno e antioxidantes para depois, apanharmos banhos de sol nas horas críticas, muitas vezes, com óleo e sem protetor? De que serve, darmos protetor nas crianças para depois chegarmos às 11:30 ou 12:00 com elas à praia?

Mais, de que serve passar o resto do ano a restringir tanto a alimentação, muitas vezes, até erradamente e sem acompanhamento, só para nesta estação, mostrar a barriga e, em duas semanas, aumentar o peso que custou a perder o resto do ano? De que serve? O que ganhamos com isso? Apenas um primeiro e segundo olhar para uma barriga perfeita? Uma foto perfeita e um beijo numa aplicação de fotos?

Não se compreende, que na atualidade, numa civilização como a nossa, supostamente evoluída e com princípios, ainda se fomente uma guerra, como também não se compreende porque é que ainda se cultiva uma ideia idílica daquilo que é um corpo perfeito.

Sermos saudáveis e termos hábitos saudáveis é algo que deve ser cultivado, sempre, pelo bem da nossa saúde. Acima de tudo, pela nossa saúde! O objetivo tem de ser optar por uma dieta funcional e saudável, que é como o próprio nome indica, isso mesmo, saudável! O objetivo tem de deixar de ser "quero ter 50 Kg no início das férias, porque depois vou engordar o dobro"! Se houver equilíbrio, o corpo agradece e o peso mantém-se ou é recuperado rapidamente.

Não quero dizer, com isto, que não podemos comer um gelado ou beber uma cerveja no Verão! Claro que podemos! Mas tem de haver um equilíbrio! Porque não, não esquecermos toda a aprendizagem e cuidado que tivemos no ano? Juntarmos salada a um prato ou a uma sandes, comermos um snack de frutas frescas e frutos oleaginosos na praia, bebermos água em vez de sumo e fazermos uma caminhada. Mas atenção, não vão agora sentar-se, todos os dias, no verão, numa mesa à parte, para comer uma salada de alface, tomate e pepino porque não querem engordar! No meio está a virtude! Tem de haver equilíbrio! Nem do 8 ao 80 e nem do 80 ao 8!

Sentimo-nos tão bem quando conseguimos reconhecer bons hábitos em nós, até no verão! Sabiam que até os bons hábitos modelam as nossas hormonas felizes, a nossa alegria, o nosso sono e o nosso bem-estar? O que é melhor que isto?

Onde está o equilíbrio, onde está o bom senso e a aprendizagem?

Uma dieta saudável tem de deixar de ser circunstancial. O Verão chegou e a dieta saudável (e não restritiva) mantém-se, assim como em todo o ano! Bebo uma cerveja e como uns tremoços e uma espetada de vez em quando? Sim! Mas bebo muita água, controlo quantidades e sei o que é a minha rotina, a regra e a exceção!

Tudo é possível, pelo bem da nossa saúde! O resto são "Peanuts"! Usem um biquíni, mergulhem e sejam felizes! Nem 8, nem 80…100% saudáveis e felizes!

P.S. - Vamos ver é se ainda não inventaram a dieta da inteligência artificial! Aí sim, será o fim da macacada… e do trabalho, com tanta opção em dietas milagrosas para o Verão.

Carina Teixeira escreve à segunda-feira, de 4 em 4 semanas

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas