MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Deputado

15/04/2023 08:00

A capacidade deste Governo para dar "tiros nos pés" é verdadeiramente extraordinária. Se não, veja-se: Este é o mesmo Governo que, desde 2015, fazia declarações públicas enaltecendo a importância da produção em cativeiro e as LARGADAS INTENCIONAIS de Coelhos Bravos na nossa natureza.

Este é o mesmo Governo que desde 2015 gastou cerca de 400 mil euros na produção de Coelhos Bravos em cativeiro.

Este é o mesmo Governo que fazia declarações públicas de crítica ao JPP quando nos opusemos à largada de coelhos criados em cativeiro por constituir um completo desrespeito pelos princípios básicos da conservação ambiental.

Alertamos porque sabemos que o coelho é uma das espécies invasoras com maiores impactos agrícolas e ambientais, numa ilha rica em espécies botânicas endémicas muitas delas ameaçadas.

Achincalharam-nos, tentaram ridicularizar a nossa posição, acusaram-nos de "nada perceber do assunto" e apelidaram-nos de "extremistas" e "catastrofistas" quando avisamos que os agricultores teriam as suas culturas devastadas por estes coelhos. Hoje, o tempo (infelizmente) veio nos dar a razão.

Hoje, os agricultores queixam-se de elevados prejuízos agrícolas, principalmente na vinha que está a ser dizimada por estes animais e hoje chamam quase duas centenas de caçadores para uma "ação de correção" das asneiradas dos dirigentes do Governo.

Hoje, voltam a ter de remediar a sua própria irresponsabilidade por terem ignorado os nossos sucessivos alertas e, inclusive, as nossas propostas para minimizar o impacte sem comprometer o desenvolvimento económico e social do Porto Santo.

Vale a pena recordar (e repetir), que este Governo que gastou cerca de 400 mil euros em produzir Coelhos Bravos para posteriormente os libertar na natureza, foi o mesmo que já havia gasto centenas de milhares de euros de fundos comunitários (em projetos LIFE), para o controlo desta espécie por, como na altura argumentavam, "levar ao desaparecimento do coberto vegetal, perda da capacidade de regeneração e aumento da erosão".

Devem andar a brincar connosco, nesta lógica de carrossel, ou, se preferirmos, numa espécie de jogo de "largada e apanhada", de produção de animais e posterior erradicação… Tudo isto à custa do contribuinte!

Produzir Coelhos Bravos para depois apelidar a mesma produção de "praga" é um absurdo. Um absurdo só ultrapassado pela forma como o Governo tem gerido o dossier do Ambiente e Recursos Naturais, em total desrespeito pela Natureza, pela Região e pelo dinheiro dos contribuintes.

Andam a brincar com o NOSSO dinheiro... Só pode ser isso!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas