MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

16/02/2022 08:00

As empresas madeirenses têm acompanhando as novas tendências e não podem deixar escapar a oportunidade de estarem presentes no mercado online. Neste espaço da Internet, as oportunidades surgem a cada minuto e existe lugar e oportunidade para todos os negócios.

O comércio eletrónico é visto como uma porta de entrada para os mercados internacionais, e as empresas podem utilizar este tipo de comércio numa ótica de B2B (business to business) ou de B2C (business to consumer).

Neste momento assiste-se a uma profunda alteração nos processos de internacionalização das PME’s, por um lado fruto da pandemia, que obrigou as empresas a adotarem soluções para ultrapassarem os obstáculos colocados à circulação de pessoas, por outro devido ao grande desenvolvimento do comércio online, resultante do desenvolvimento de novas tecnologias e da grande utilização da internet pela população mundial.

O comércio online é uma realidade que veio para ficar, devido quer à grande apetência dos consumidores mais novos por este tipo de comércio, quer pela facilidade de pesquisa que permite encontrar os produtos e serviços procurados.

Também as empresas já interiorizaram que o comércio online é a única forma de atingir mercados distantes, que por via física estariam completamente inacessíveis, apresentando também a vantagem de reduzir o custo das lojas físicas.

Obviamente que surgem também constrangimentos, e a simples abertura de um website ou de uma loja online é manifestamente insuficiente para se ser bem-sucedido no mercado online. É necessário investir e utilizar ferramentas de e-marketing disponíveis para criar uma maior exposição e divulgação dos produtos/marca.

Com o comércio online as PME’s têm a possibilidade de entrar num mercado global, podendo alcançar novos mercados de forma virtual, o que permite, por um lado, potenciar o crescimento das suas vendas ao nível das exportações e, por outro, não havendo a necessidade de uma presença física, minimizar o risco e aumentar a sua eficiência e rentabilidade.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas