MADEIRA Meteorologia

José Ornelas reeleito presidente da Conferência Episcopal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Abril 2023
14:14

O bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, foi reconduzido hoje na presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), para o triénio 2023-2026, mantendo-se o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, como vice-presidente, e o padre Manuel Barbosa como secretário.

Como vogais do Conselho Permanente, foram eleitos Manuel Linda (bispo do Porto), Francisco Senra Coelho (arcebispo de Évora), José Traquina (Santarém) e António Moiteiro Ramos (Aveiro). Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, é membro Conselho Permanente na qualidade de Patriarca de Lisboa, informou a CEP em comunicado.

Hoje, no âmbito dos trabalhos da Assembleia Plenária da CEP, foram também eleitos os presidentes das comissões episcopais, com a Educação Cristã e Doutrina da Fé a ficar sob tutela de António Augusto Azevedo (bispo de Vila Real).

A Pastoral Social e Mobilidade Humana é presidida por José Traquina (bispo de Santarém), a do Laicado e Família por Nuno Almeida (auxiliar de Braga), Vocações e Ministérios por Vitorino Soares (auxiliar do Porto), Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais por Nuno Brás (Funchal), Liturgia e Espiritualidade por José Cordeiro (arcebispo de Braga) e Missão e Nova Evangelização por Armando Esteves Domingues (Angra).

O bispo das Forças Armadas e de Segurança, Rui Valério, foi eleito delegado para as Relações Bispos/Vida Consagrada, enquanto Nuno Brás foi reconduzido como delegado para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE).

Por inerência do cargo, são delegados da CEP Manuel Clemente, enquanto patriarca de Lisboa e Magno Chanceler da UCP, no Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, e José Ornelas, enquanto presidente da CEP, no Pontifício Colégio Português e no Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

A Assembleia Plenária da CEP, que decorre em Fátima, termina na próxima quinta-feira.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas