MADEIRA Meteorologia

Governo aprova regime excecional para reduzir pendências nos tribunais administrativos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Abril 2023
18:33

O Governo aprovou hoje um "regime excecional e temporário" para a redução de pendências processuais nos tribunais administrativos e fiscais, permitindo, por exemplo, a devolução de parte das taxas se houver acordo das partes para extinguir a ação.

As medidas para a área administrativa e fiscal foram hoje anunciadas pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

O "regime excecional e temporário de incentivo à extinção da instância" em processos nos tribunais administrativos e fiscais, hoje aprovado em decreto-lei, prevê, por exemplo, que haja a devolução de 25% das taxas processuais pagas pelas partes se estas chegarem a acordo para pôr fim ao processo.

Este regime, adiantou a ministra, vai vigorar até setembro de 2026.

Foi também aprovada uma proposta de lei que prevê a criação de um Tribunal Central Administrativo e Fiscal na zona centro, em Castelo Branco, que estará em funcionamento o mais rapidamente possível, adiantou a ministra, referindo que está já identificado o local onde pode funcionar o novo tribunal de 2.ª instância da área administrativa e fiscal, que vai ter 16 juízes desembargadores ao serviço.

Ainda no âmbito da justiça administrativa e fiscal, o Governo aprovou um decreto-lei que "consagra a autonomia administrativa e financeira do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais", um diploma que "estava em falta desde 2004", sublinhou Catarina Sarmento e Castro.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Fez bem Cristiano Ronaldo em se encontrar com Donald Trump na Casa Branca?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas