MADEIRA Meteorologia

Governo e líderes de bancadas saúdam na despedida pluralismo do debate parlamentar

Data de publicação
11 Janeiro 2024
19:58

A ministra dos Assuntos Parlamentares afirmou hoje esperar, no último plenário da legislatura, que se mantenha o respeito pelas instituições democráticas na próxima legislatura, enquanto vários líderes de bancadas saudaram o pluralismo inerente ao debate democrático.

Estas posições foram transmitidas no último plenário da legislatura antes da dissolução oficial da Assembleia da República, que acontecerá na próxima segunda-feira.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, agradeceu a colaboração que lhe prestaram no exercício das suas funções ao longo dos trabalhos parlamentares e desejou a todos os deputados “os maiores êxitos”.

Ana Catarina Mendes, pelo Governo, destacou a “excelência” da presidência do parlamento, de Augusto Santos Silva, ao longo de quase dois anos, e agradeceu a cada um dos deputados “a colaboração, em particular aos líderes parlamentares, pela paciência e pela demonstração que esta é a casa da democracia, é o espelho da sociedade”.

“Dentro das nossas divergências devemos manter o respeito pelas instituições, pela qualidade do debate democrático, pela diferença de opiniões. Desejo para a próxima legislatura que este possa ser um espaço de liberdade, de democracia e de respeito por todos os que nos elegem para exercer as nossas funções”, declarou.

Numa alusão ao exercício das suas funções de ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes considerou que “é a consciência plena de que o Governo deve prestar contas ao parlamento e o parlamento deve fiscalizar”.

Depois de assinalar que se comemoram este ano os 50 anos da democracia, a ministra evocou os “muitos e muitos que deram a sua vida, que lutaram, que foram presos ou exilados para que hoje se continue a lutar pelos direitos de todos”.

O presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, saudou todos os deputados e defendeu que se serviu o melhor possível o país “com as naturais divergências em democracia, com opiniões diferentes, com confrontação e com debate vivo muitas vezes”.

“A todos os 230 deputados desejo as maiores felicidades pessoais e quero agradecer o debate vivo e intenso que fizemos”, completou.

Na mesma linha, o líder da bancada socialista, Eurico Brilhante Dias, realçou a capacidade que os deputados tiveram, “ainda que com divergências, para se conseguir avançar em diferentes domínios”.

“Esta legislatura foi difícil em muitos momentos. Fomos confrontados com uma guerra e com um período inflacionista, mas penso que todos, dentro do seu quadro político, procurámos contribuir para que Portugal fosse um país melhor. Em conjunto fizemos isso, apesar de todas as adversidades”, sustentou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas