MADEIRA Meteorologia

Suspeito de esfaquear escritor Salman Rushdie será acusado hoje

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Agosto 2022
18:58

O homem que esfaqueou o escritor Salman Rushdie [na foto], na semana passada durante uma conferência literária em Nova Iorque, vai ser hoje acusado pela Procuradoria do Condado de Chautauqua, avançou a imprensa local.

"Esperávamos que o procurador apresentasse este assunto para acusação antes de qualquer audiência preliminar. Como tal, estamos preparados para prosseguir com a acusação hoje à 13h:00 (18:00 em Lisboa) no Tribunal do Condado de Chautauqua", afirmou o advogado do arguido, Nathaniel Barone, em declarações à CNN.

Hadi Matar, de 24 anos, confessou-se inocente no sábado passado às acusações iniciais de tentativa de homicídio de segundo grau e de agressão de segundo grau com intenções de causar danos corporais com uma arma mortífera.

Numa entrevista na quarta-feira ao jornal "The New York Post", Matar disse que não gostava de Rushdie por ter "atacado o Islão", mas negou ter estado em contacto com o Irão ou de ter lido na totalidade o seu livro "The Satanic Verses" ("Os Versículos Satânicos").

O autor britânico de origem muçulmana indiana de 75 anos, contra quem o ayatollah Khomeini (1902-1989) emitiu em fevereiro de 1989 uma ‘fatwa’ (decreto religioso) ordenando aos muçulmanos que o assassinassem, foi na passada sexta-feira esfaqueado dez vezes no pescoço e no abdómen, durante um evento literário público em Chautauqua, no norte do Estado de Nova Iorque, depois de ter vivido muitos anos em reclusão.

Apesar de Rushdie ainda permanecer em estado grave num hospital da Pensilvânia, com poucos detalhes sobre a sua saúde, o filho já avançou que o pai não precisa de suporte de vida e na terça-feira as autoridades, que entraram em contacto o autor, afirmaram que o mesmo se encontrava "eloquente".

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas