MADEIRA Meteorologia

Famílias de mineiros presos no México aceitaram plano de resgate

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Agosto 2022
8:34

O Presidente do México revelou no domingo que as famílias dos 10 mineiros presos numa mina que sofreu uma inundação, em 03 de agosto, aceitaram um plano para o seu resgate, que vai durar uns meses.

"Falámos com os familiares. Eles ficaram muito tristes. É uma situação muito difícil, muito muito difícil, [os familiares] ficaram muito alterados, não queriam, mas depois aceitaram", disse Andrés Manuel Lopez Obrador.

O chefe de Estado assegurou que "há um consenso" entre as 10 famílias dos mineiros que ficaram presos depois de o local onde trabalhavam ter ficado inundado após o desabamento de uma mina contígua abandonada, no município de Sabinas, estado de Coahuila, no norte do México.

Segundo o Presidente mexicano, os familiares "estão de acordo que se leve a cabe este trabalho [de resgate], mas não aceitavam o tempo que irá demorar porque vai levar muito tempo e eles queriam que fosse mais rápido".

Andrés Manuel Lopez Obrador explicou que o seu Governo consultou especialistas da Alemanha e dos Estados Unidos que propuseram um resgate "fazendo uns cortes", o que é viável.

Esta proposta de resgate da Coordenação de Proteção Civil prevê demorar 11 meses a recuperar os corpos dos trabalhadores.

Apesar disso, o chefe de Estado assegurou que está empenhado "em trabalhar com muita rapidez para resgatar os corpos".

Coahuila, a principal região produtora de carvão do México, tem sofrido uma série de acidentes fatais em minas ao longo dos anos. O pior ocorreu na mina de Pasta de Conchos em 2006, quando morreram 65 mineiros.

Este acidente relançou a discussão no país sobre as minas naquela região, onde já foram registadas mais de 100 mortes, segundo dados da associação Família Pasta de Conchos.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas