MADEIRA Meteorologia

Papa toma posse da cátedra como Bispo de Roma na Basílica de Latrão

Data de publicação
25 Maio 2025
18:05

O Papa Leão XIV, Bispo de Roma, tomou hoje posse de forma simbólica da Basílica de São João de Latrão na Cidade Eterna, a mais antiga do Ocidente e historicamente ligada a França.

Antes de se dirigir à “mãe de todas as igrejas”, onde residiam os papas antes de se mudarem para o Vaticano, o Pontífice passou ritualmente pelo Capitólio, sede da Câmara Municipal da capital italiana.

“A paz é a vocação universal mais forte de Roma”, disse-lhe o presidente da câmara, Roberto Gualtieri, fazendo eco da mensagem do Papa americano que, desde a sua tomada de posse a 18 de maio, condenou repetidamente os conflitos armados que assolam o mundo.

Na Basílica de Latrão, onde cada novo Papa vem tomar posse da cátedra episcopal após a sua eleição, Leão XIV celebrou uma missa invocando o espírito da catedral, que, segundo ele, deve inspirar “ternura, disponibilidade para o sacrifício e capacidade de escuta que permita, não só ajudar, mas também, muitas vezes, antecipar necessidades e expectativas antes de serem expressas”.

Foi nesta basílica monumental que, em 1929, foram assinados os Acordos de Latrão entre a Santa Sé e o regime do ditador Benito Mussolini, normalizando as relações entre a península e o Vaticano após a anexação de Roma na sequência da unificação de Itália.

Nesta mesma igreja também é celebrada a 13 de dezembro - dia do aniversário de Henrique IV - uma missa em honra de França.

Depois de ter recebido a absolvição do Papa por ter abjurado a religião protestante, Henrique IV ofereceu a abadia beneditina de Clairac, em Lot-et-Garonne (sul de França), ao Latrão em troca do título de cónego de Saint-Jean-de-Latran.

Este título passou posteriormente para os presidentes da República Francesa.

Os Presidentes René Coty, Charles de Gaulle, Valéry Giscard d’Estaing, Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e Emmanuel Macron fizeram a viagem para receber o título, enquanto Georges Pompidou, François Mitterrand e François Hollande não o fizeram.

O Papa deverá depois visitar a Basílica de San Maria Maggiore, também em Roma, onde está sepultado o seu antecessor, Francisco, falecido a 21 de abril, aos 88 anos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas