Uma campanha de angariação de agasalhos e alimentos começa este sábado, dia 8, na igreja de São Martinho, no Funchal, onde vai decorrer até 5 de dezembro.
‘A Capa de São Martinho’ é o nome da campanha lançada pelo pároco Manuel Martins, inspirada na história de Martinho de Tours, um jovem soldado que cortou a capa ao meio em auxílio de um pobre que encontrou no caminho, a tremer de frio.
“Nessa noite, Cristo apareceu-lhe em sonho, envolto na mesma metade da capa. Assim nasceu um dos gestos mais belos da caridade cristã. Inspirados por este exemplo luminoso de São Martinho de Tours, queremos também nós, na Paróquia de São Martinho, Funchal, continuar este gesto de amor concreto”, escreveu o cónego numa publicação no Facebook.
Todos os paroquianos, e não só, são convidados a levaram o seu “pedaço de capa”, como diz Manuel Martins, que poderão ser casacos, mantas e outros agasalhos, lençóis e até alimentos “que possam reconfortar neste tempo do Natal que se aproxima, quem passa necessidade”.
“Cada gesto, por pequeno que pareça, é uma centelha de luz no inverno da vida de alguém”, sublinha o pároco, para quem a celebração de São Martinho dever ser “um verdadeiro manto de amor a envolver os mais pobres” da comunidade.
Manuel Martins conclui a publicação com a seguinte citação bíblica: “Quem tem duas túnicas, reparta com quem não tem.” (Lc 3, 11), atribuída a São João Baptista, numa mensagem de partilha e amor ao próximo.
A festa de São Martinho é celebrada a 11 de novembro.