MADEIRA Meteorologia

Sindicato da Construção Civil denuncia falta de formação profissional no sector

Data de publicação
04 Fevereiro 2026
17:50

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SICOMA) veio hoje a terreiro denunciar a falta de formação profissional no setor, considerando que a formação é fundamental para se minimizar riscos de acidentes de trabalho.

A denúncia de Diamantino Alturas surge na sequência da morte de um trabalhador, de 30 anos, esta quarta-feira, numa obra do Funchal, O vitimado foi atingido por um saco de cimento que caiu de uma grua.

O dirigente sindical recorda que há alguns anos a formação era uma prioridade e que até foi constituído um grupo tripartido entre o Sindicato, a ASSICOM - Associação de Insdustriais da Construção e a Direção Regional do Trabalho, de forma a orientar essa mesma formação.

Diamantinfo Alturas lamenta que esse grupo tenha sido entretanto desativado, dando conta que o Governo Regional da Madeira nunca responder ao pedido do Sindicato para a sua reativação.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
4/02/2026 08:00

Somos confrontados diariamente com a realidade da vida, a sua fragilidade, com a existência de um trajeto finito temporalmente.

As notícias são profícuas...

Ver todos os artigos
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas