O secretário regional de Economia faz a intervenção final do governo no debate potestativo requerido pelo JPP sobre Mobilidade Aérea e Marítima. José Manuel Rodrigues apresentou números de passageiros entradas nos aeroportos e portos para sublinhar o sucesso das políticas.
“Temos mais ligações, mais opções e preços incomparavelmente mais baixos”, disse, salientando ainda que, ao nível do transporte de mercadorias, em havido um crescimento de 10% ao ano.
José Manuel Rodrigues adiantou que será lançado, no próximo ano, o concurso para a expansão do porto do Caniçal, por 8 milhões de euros, para responder ao aumento do transporte de mercadorias”
No transporte entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo, disse que o fluxo de passageiros se situa em meio milhão de passageiros, entre viagens aéreas e marítimas.
“Contudo, subsistem problemas concretos no domínio da mobilidade”, reconheceu, como o facto de o residente ter de adiantar ainda o valor total das passagens aéreas, em vez do valor do subsídio social de mobilidade.
“No transporte marítimo de passageiros continuamos a ser das poucas regiões da europa sem ligação ferry ao continente”, disse, sublinhando que estas são matérias da responsabilidade do Estado e do Parlamento Europeu”.
Para garantir a coesão e continuidade territorial, o governante prometeu que “continuaremos a lutar para que a Região tenha um POSEI Transportes”, lembrando que a responsabilidade do governo central e da União Europeia não podem ser esquecidas desta equação.