MADEIRA Meteorologia

Clássicos da literatura portuguesa vão ficar disponiveis gratuitamente em audiolivro

Data de publicação
12 Fevereiro 2026
18:57

A partir de setembro, cerca de meia centena de obras de ficção de autores portugueses integradas no Plano Nacional de Leitura (PNL) vão ficar disponíveis gratuitamente em formato de audiolivro na biblioteca pública digital BiblioLED, foi hoje anunciado.

Muitas destas obras estão integradas no “Plano Nacional de Leitura (PNL) e incluem textos de alguns dos mais relevantes autores da literatura portuguesa, como Gil Vicente, Eça de Queiroz, Luís Vaz de Camões, Almeida Garrett, Florbela Espanca, entre outros autores de renome da literatura nacional”, revelou, em comunicado, a produtora nacional de audiolivros Tale House.

As obras a serem convertidas em audiolivros vão ser narradas por algumas vozes conhecidas, como a da jornalista e autora Joana Stichini Vilela e a da atriz Mia Tomé.

Com este lançamento, a editora procura “contribuir ativamente para uma literacia mais democrática e inclusiva, tornando estas obras acessíveis a todos”.

Em particular, visa facilitar o acesso dos adolescentes à literatura recomendada nas escolas, independentemente da sua localização geográfica ou contexto socioeconómico.

“A adaptação destas obras para audiolivro permite responder a diferentes perfis de aprendizagem e necessidades de acessibilidade, promovendo novas formas de contacto com a leitura e incentivando hábitos de consumo cultural junto dos mais jovens”, destaca a Tale House, que deste modo coloca “a tecnologia e a narração ao serviço da educação e da formação das novas gerações”.

A BiblioLED é um serviço de leitura e empréstimo digital de livros e audiolivros lançado no dia 27 de janeiro de 2025, que, quando se completa pouco mais de um ano de funcionamento, contabiliza 33.477 pessoas inscritas, 3.050 títulos disponíveis no catálogo, num total de 79.300 exemplares, tendo sido emprestados 136.139 livros e efetuadas 71.522 reservas.

Os conteúdos disponíveis, em formato de livro digital e de audiolivro, com títulos de ficção e não ficção, são maioritariamente em língua portuguesa.

A BiblioLED é administrada pela Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e destina-se a todos os utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas