Há um novo programa de emprego designado '100 Diferenças', o qual contempla um conjunto integrado de medidas e modalidades que visam apoiar as pessoas com deficiência e incapacidade na integração e manutenção dos seus postos de trabalho.
Estão previstas, no âmbito do emprego apoiado, três medidas de emprego destinadas a todas as pessoas inscritas no Instituto de Emprego com deficiência e incapacidade:
No que diz respeito à medida incentivos à contratação, esta destina-se a pessoas com deficiência e incapacidade desempregadas, inscritas no IEM, IP-RAM, com capacidade de trabalho não inferior a 30 % nem superior a 90% da capacidade normal de trabalho de um trabalhador nas mesmas funções profissionais.
O programa contempla, ainda, uma medida para adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas que se destina a pessoas inscritas no Instituto de Emprego que encontrem um emprego, estejam integradas numa das medidas da Portaria n.º 630/2022, de 12 de outubro ou, ainda, os trabalhadores que tenham adquirido deficiência e incapacidade no decurso da sua vida profissional.
O apoio pretende compensar as entidades empregadoras de direito privado dos encargos decorrentes da adaptação dos postos de trabalho ou eliminação das barreiras, com vista a contratar ou manter os postos de trabalho.
Para mais informações pode ser consultado no site https://www.iem.madeira.gov.pt/programas/100Diferencas/
Nos próximos dias 20, 25 e 27 de outubro serão promovidas diversas sessões de informação online sobre este novo programa.