O chocolate e os ovos são os produtos cujos preços registaram o maior aumento, no espaço de um ano, no quadro do cabaz de Natal da DECO PROteste, segundo indicou hoje esta associação de apoio do consumidor.
O cabaz inclui 16 produtos habitualmente utilizados nesta época pelas famílias portuguesas, sendo que o custo total agora é de 54,35 euros, valor que incorpora uma subida de 2,8% face ao período homólogo de 2024, lê-se na análise da associação.
Entre os produtos que mais aumentaram de preço desde o ano passado estão o chocolate para culinária (+77%), ovos (+35%) e perna de peru (+27%).
O cabaz de Natal analisado pela DECO PROteste inclui azeite virgem extra, couve, vinho branco DOC Alentejo, arroz carolino, perna de peru, batata-vermelha, carcaça tradicional, ovos, óleo alimentar, abacaxi, leite UHT meio gordo, farinha para bolos, vinho tinto DOC Douro, tablete de chocolate para culinária, bacalhau graúdo e açúcar branco.
Quanto às principais alterações de valores face à semana anterior, o maior aumento foi registado no bacalhau graúdo (+3%).
Comparativamente ao mês anterior, as maiores diferenças de preços foram identificadas no Vinho Branco DOC Alentejo (+7%), na tablete de chocolate para culinária (+7%) e farinha para bolos (+5%), destaca-se na análise da associação.
Numa comparando de valores desde o início do ano, a tablete de chocolate para culinária subiu (+44%), os ovos (+32%) e o vinho branco DOC do Alentejo (+24%).