MADEIRA Meteorologia

Associação de Defesa do Património repudia demolição da Quinta das Tangerinas

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
04 Fevereiro 2026
20:40

A GENUS – Associação de Defesa do Património da Madeira repudiou “veementemente”, através de um comunicado enviado às redações, a demolição em curso da Quinta das Tangerinas, em Santa Luzia.

De acordo com a associação, trata-se de imóvel inventariado no Plano Diretor Municipal do Funchal e “protegido na matriz descritiva das quintas madeirenses”, pelo que qualquer intervenção “só pode ocorrer com autorização expressa e fundamentada da Câmara Municipal, o que não parece ter sido cumprido”.

“Exigimos a suspensão imediata dos trabalhos de demolição, a investigação urgente por parte da Câmara do Funchal e da fiscalização camarária, bem como a responsabilização plena dos autores materiais e intelectuais desta ação ilegal que atenta contra o património cultural madeirense”, realça.

A GENUS acrescenta que continuará “vigilante e disponível para articular respostas que garantam a proteção” do que diz serem “testemunhos essenciais da nossa história comum”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
4/02/2026 08:00

Somos confrontados diariamente com a realidade da vida, a sua fragilidade, com a existência de um trajeto finito temporalmente.

As notícias são profícuas...

Ver todos os artigos
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas