Foi aprovada, esta quarta-feira, em reunião camarária, a atribuição de um apoio superior a 400 mil euros, por parte da Câmara Municipal da Ribeira Brava, à Associação Humanitária dos Bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol, para este ano.
Do total, 397 mil euros derivam do modelo de financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros que determina uma comparticipação financeira de 60% pelo Governo Regional e de 40% pelas Câmaras Municipais, cabendo à autarquia da Ribeira Brava o referido montante.
Ora a este valor somam-se 8 mil euros, que pretendem assegurar 60% dos encargos do seguro de acidentes pessoais dos elementos afetos à corporação para os anos de 2025 e 2026, ficando os restantes 40% a cargo do Município da Ponta do Sol.
A autarquia considera que a atribuição desta verba é de grande importância, sendo que “visa assegurar a presença dos meios humanos e materiais em eventos pontuais realizados pela autarquia, bem como o pagamento das refeições aos elementos afetos ao DECIR - Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, o que totaliza um apoio financeiro global na ordem dos 450 mil euros”.
Jorge Santos, presidente da Câmara Municipal, destaca, por sua vez, o “papel de grande relevância, importância e significância que os bombeiros têm no socorro, salvaguarda e proteção da comunidade, assim como no desempenho das suas missões humanitárias”, sobretudo para a área social.