O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou hoje uma Faixa de Gestão de Combustíveis - faixa corta-fogo - no Caminho dos Pretos.
Acompanhado por Eduardo Jesus, secretário Regional do Turismo, Ambiente e Cultura, e Micaela Freitas, secretária Regional da Saúde e Proteção Civil, reforçou que ja foi feito um investimento de seis milhoes nesta área, num trabalho que é “dificil” e não deve parar.
Trata-se de um trabalho “para se fazer em varias gerações e nunca estará acabado”. Confirmando que os terrenos ainda não estão todos em posse do Governo, solicitou aos privados e pessoas individuais que “invistam nestes terrenos para a agricultura”.
Este trabalho traz importância estratégica para a Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), para a recuperação de habitats e proteção de pessoas e bens.
A “Faixa de Gestão de Combustíveis foi aumentada em 32,18 hactares no Caminho dos Pretos”, reforçada com a “Instalação da Rede Hídrica, 25 postos de água no Caminho dos Pretos”.
São 300 hectares dos 600 que estão no projeto.Este trabalho no Caminho dos Pretos têm incidido no controlo de espécies exóticas invasoras, como acácias, giesta e carqueja, através do seu corte e destruição.
Estas ações contribuem significativamente para a redução da carga de combustível, para o aumento da resiliência da área florestal local e para a mitigação do risco de incêndio.