MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Economista

30/11/2023 05:00

As recentes declarações do Primeiro-Ministro António Costa no passado Dia de São Martinho sobre o alegado compromisso do seu governo com o investimento privado e estrangeiro, bem como o desenvolvimento regional em Portugal pouco mais é do que retórica. É importante avaliar essas afirmações à luz de políticas específicas e decisões tomadas pelo seu governo, agora demissionário.

Em primeiro lugar, o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM). O CINM tem sido uma pedra angular para a economia da Madeira, atraindo negócios internacionais com seu regime fiscal vantajoso. No entanto, a defesa do CINM, por parte do PS e do Governo da República tem sido quase nula. É desconcertante por que um governo que professa apoiar o investimento privado não defenda com mais vigor um ativo tão significativo para a economia regional e nacional.

Relativamente ao co-financiamento do novo Hospital Universitário da Madeira, esta é outra área onde as ações do Governo não corresponderam, inicialmente, à sua retórica. A falha em garantir financiamento adequado para este projeto não só compromete uma importante infraestrutura de saúde, mas também sinaliza uma falta de compromisso com o desenvolvimento regional, particularmente na área da saúde na Região Autónoma da Madeira.

A posição do governo sobre a prospecção de gás natural e petróleo ao largo da costa de Portugal é outro ponto “tiro no pé”. Embora as preocupações ambientais sejam válidas, parece faltar uma abordagem equilibrada que considere os custos/benefícios económicos deste sector energético. Os recursos energéticos poderiam ser um ativo significativo para a economia de Portugal, mas a ausência de visão estratégica nesse setor, como se Portugal por si só pudesse travar o aquecimento global, só retarda o progresso económico do país.

Da mesma forma, os programas Golden Visa e Residente Não Habitual (RNH), que têm sido fundamentais para atrair investimento estrangeiro e expatriados qualificados, são hoje deitados no lixo. No final apenas desencoraja o investimento que o ainda Primeiro-Ministro afirmava defender.

Sobre o tema dos impostos, a relutância do Governo em baixar as taxas de imposto sobre o rendimento das empresas e das pessoas é contrária à promoção de um ambiente favorável aos negócios. A elevada carga fiscal incentiva a fuga de capitais e de mão-de-obra especializada, contradizendo os objetivos declarados do governo.

Ainda no aspecto da economia do mar, relembro a falta de investimento na investigação dos mares da Região Autónoma da Madeira, como denunciado pelo Presidente da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação - ARDITI. Note-se que o desenvolvimento regional da RAM, assente na Economia do Mar, depende em grande parte do conhecimento científico que se tem deste.

Por último, a subutilização do Porto de Sines é uma oportunidade perdida. Apesar do seu potencial para rivalizar com grandes portos europeus como Roterdão, não houve progresso significativo no seu desenvolvimento como um grande centro logístico e industrial ligado pela ferrovia à Europa. Esta indecisão prejudica não só o crescimento económico nacional, mas também o desenvolvimento regional do Alentejo.

Embora o ainda Primeiro-Ministro António Costa afirmasse o apoio do seu governo ao investimento privado e estrangeiro e ao desenvolvimento regional, as políticas e ações do seu governo muitas vezes contam uma história bem diferente. Há uma clara desconexão entre a retórica e a realidade, desconexão essa que só acentua a parca moral e ética política do Partido Socialista.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas