MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza

16/02/2022 08:00

O papel da educação ambiental assume particular importância, pois proporciona as ferramentas para uma atuação consciente e responsável de cada indivíduo, ao mesmo tempo que promove e incentiva as práticas sustentáveis e a diminuição de ações que causam danos nos ecossistemas e na biodiversidade.

Desde a sua génese, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN) promove inúmeras e variadas ações de Educação Ambiental através de um programa anual, que apresenta um conjunto de atividades que visa dar a conhecer, sensibilizar e promover a conservação do rico Património Natural da Região Autónoma da Madeira, através de palestras, visitas de estudo, exposições itinerantes, ateliers infantis, passatempos e diversas campanhas de sensibilização.

As atividades são direcionadas para diversos públicos, sendo o público-alvo de eleição a comunidade escolar, desde o pré-escolar (a partir dos 4 anos) a todos os níveis de escolaridade, não esquecendo o grupo dos "menos jovens" (seniores) e ATL´s.

A procura pelas atividades é elevada e o número de participantes nas atividades propostas e o número de pessoas alcançadas ao longo destes anos tem sido muito positivo, ultrapassando os 12 000 participantes/ano.

A estratégia de gestão dos espaços naturais (florestais e áreas protegidas) passa por uma conservação com todos e para todos, transformando-se numa responsabilidade compartilhada, assim como, por um uso regrado.

Nas iniciativas que são disponibilizadas há uma preocupação em desenvolver e implementar ações de caráter transversal à sociedade, com recurso a estratégias de comunicação e vetores divulgativos diferenciados, representativos de um trabalho que aposta na qualidade da transmissão da mensagem reforçada pela responsabilização e tomada de consciência individual.

Informar e sensibilizar para a importância do Património Natural e a sua conservação, é o mote para um conjunto de iniciativas que são realizadas e que evidenciam o manifesto interesse do IFCN, IP-RAM, em disponibilizar informação e promover o conhecimento à população em geral. Refira-se a título de exemplo, o Centro Florestal da Macaronésia situado no interior da Quinta do Santo da Serra, aberto à população em 2021 com o objetivo de informar e divulgar o trabalho desenvolvido em prol da floresta do Arquipélago da Madeira, desde a descoberta da ilha até à atualidade, numa perspetiva de valorização e conservação dos recursos florestais existentes. Deixo o convite a todos que visitem este local. Deixo o desafio a alguns políticos da oposição a visitarem este centro antes de falarem e abordarem alguns temas relacionados com a floresta, conservação da natureza e política florestal na RAM, para evitar proferirem uma serie de "asneiradas" como tem sido apanágio. Nada acontece por obra do acaso sem trabalho, planeamento e investimento como por vezes fazem passar a ideia.

Outro exemplo atual, é o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da divulgação da candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial, com ações de formação para docentes, a criação de uma exposição itinerante para o público em geral, palestras temáticas, passatempos diversos ("Levadartes"; "Levadas em Miniatura" e "Levadas com Alma") entre outras ações, a par de todos os outros temas que são dinamizados e que abordam as áreas protegidas da Madeira; Laurissilva Património Mundial Natural; diversos projetos de conservação de espécies emblemáticas como o Lobo Marinho ou a Freira da Madeira; campanha de prevenção de incêndios florestais; boas práticas em ambientes naturais; a problemática das plantas invasoras, entre outros.

Este é um trabalho menos visível do IFCN, e possivelmente do desconhecido de muitos madeirenses, contudo um trabalho continuado ano após ano, num investimento difícil de mensurar, mas que decerto dará os seus frutos no futuro. Acreditamos que este trabalho é de enorme relevância no panorama educativo, ambiental e social (cidadania).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas