MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

2/01/2024 08:00

2023 ficou lá atrás, estamos no início de 2024. 2023 foi aquele ano estranho, caíram governos, iniciaram-se guerras, continuaram guerras, e moramos quase debaixo das pontes. Mas, faremos nesta crónica, a ponte para 2024, talvez um pouco melhor, talvez um pouco pior, talvez igual, mas ao som de álbuns que marcaram 2023. São cinco de cada, portugueses e além-fronteiras, se são conhecidos do grande público? É provável que não, se são melhores que a RFM, claro que sim, caso contrário este exercício era inútil.

Eu.Clides - Declive; o álbum de estreia começa com “Foco”, as produção é das mais cuidadas nos últimos tempos. Eu.Clides, com formação em guitarra clássica, mostra ao longo dos onze temas essa mestria a complementar com as letras cuidadas e os ritmos de uma lusofonia que vai até mais além.

Glockenwise - Gótico Português; o nome engana, isto não é uma mistura de Siouxsie and the Banshees com Ornatos Violeta, é capaz de ser mais virado para o post-punk de Joy Division. Gótico Português é a “Besta” do rock português, com aquela sonoridade dos anos 80, de 2023.

Slow J - Afro Fado; o último álbum de João Batista Coelho, ou melhor, Slow J, é o seu magnum opus. Em Afro Fado, a guitarra portuguesa assume o palco principal, bem como os ritmos da diáspora portuguesa, as letras, como tem sido, falam dos problemas que assolam o país. Um álbum que junta o melhor de toda a portugalidade.

Rita Vian - Sensoreal; Rita Vian nos últimos anos tem sido a artista feminina, juntamente com Garota Não, quem mais tem crescido no panorama musical nacional. Sensoreal, é o seu álbum de estreia, que mostra todo o esplendor de Rita Vian, com sonoridade eletrónica presente acompanhada por entre letras criadas cuidadosamente, mostra a artista em plena forma.

Expresso Transatlântico - Ressaca Bailada; dois irmãos juntos, com guitarras, portuguesas, elétricas, clássicas, ritmos misturados de eletrónica e de baile, um disco de estreia, um arraial. Expresso Transatlântico são os sucessores espirituais de Dead Combo, e isso vê-se, ou melhor, ouve-se durante as noves canções que compõem o álbum de estreia, em que uma delas conta com a colaboração do polarizante, Conan Osíris, numa “Barquinha” de emoções.

Boygenius - the record; ao segundo álbum o super-trio, formado por Phoebe Bridges, Julien Baker e Lucy Dacus, dá o salto para a página principal do indie rock. A mistura dos estilos das três resulta naquele que é um disco marcante, nem que seja para repetir ao expoente “always an angel and never a god”.

Anohni & the Johnsons - My Back Was a Bridge for You you Cross; veterano nestas andanças, Anohni & the Johnsons, regressam com um dos seus mais completos. “It must Change”, é uma balada ao estilo de Marvin Gaye, o resto é uma delícia que vai tocando no ponto experimental, sem nunca soar a tal.

Sufjan Stevens - Javelin; Sufjan regressa com a sua típica sonoridade, é daquelas que é facilmente identificada, as letras devastadoras, ou não fosse este um disco sobre o luto, dedicado ao seu companheiro que faleceu. É ao mesmo tempo, estranhamente, um álbum acolhedor, como só Sufjan sabe fazer.

Noname - Sundial; dos nomes mais curiosos do hip hop moderno, Noname chega-nos com o mesmo flow de sempre, num conscious hip hop que traz temas sobre os direitos das mulheres, numa América cada vez mais dividida.

Hania Rani - Ghosts; a compositora polaca continua a maravilhar com o seu estilo neo-clássico, misturado com a chamada House music. Segue os passos do irlandês Ólafur Arnalds e do alemão Nils Frahm, nesta nova fornada de compositores modernos. “Dancing with Ghots”, é a colaboração com Patrick Watson que nos traz um pouco de romantismo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas