MADEIRA Meteorologia

“General sem Medo” desapareceu há 61 anos

Data de publicação
13 Fevereiro 2026
15:25

Cumprem-se hoje, 13 de fevereiro, 61 anos sobre a morte de Humberto Delgado, o “General sem Medo”. Foi o mais jovem general das Forças Armadas, fundador da Transportada Aérea Portuguesa (TAP).

Mas foi, sobretudo, a figura destacada da oposição ao Estado Novo e símbolo de resistência à ditadura.

Candidato à Presidência da República em 1958, Humberto Delgado protagonizou uma campanha histórica que abalou os alicerces do regime. Galvanizou multidões e reacendeu a esperança democrática no Portugal de então.

A sua coragem ficou imortalizada numa conferência de imprensa no Café ‘Chave d’Ouro’, onde, confrontado com a hipótese de vitória eleitoral, afirmou de forma inequívoca que demitiria Salazar, (“Obviamente demito-o!”), uma declaração que ecoou por todo o país e marcou indelevelmente a história política portuguesa do último século.

A 13 de fevereiro de 1965, o “General Coca-Cola”, epíteto pelo qual também era conhecido, foi vítima de uma emboscada montada pela PIDE. O general e a sua secretária, Arajayr Campos, foram assassinados em território espanhol, em Los Almerines, junto à localidade de Villanueva del Fresno, perto da fronteira com Portugal.

Os corpos de Humberto Delgado e Arajayr Campos só seriam encontrados em abril desse ano.

Recorde o político e aviador que abanou o regime de Salazar.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas