MADEIRA Meteorologia

Milhares de agricultores manifestam-se em Praga e despejam estrume em frente à sede do Governo

Data de publicação
07 Março 2024
16:11

Mais de 3.000 agricultores e cerca de 700 tratores concentraram-se hoje em frente à sede do Governo checo, no centro de Praga, onde despejaram estrume para protestar contra medidas governamentais que, segundo defendem, estão a prejudicar o setor.

“Queremos condições iguais”, “Salvar o solo checo” ou “Parar a liquidação da agricultura checa”, eram algumas das frases de ordem escritas nas faixas empunhadas pelos manifestantes.

Convocados pela Câmara Agrária e pelo Sindicato Agrícola, os agricultores fizeram várias exigências, incluindo medidas de apoio ao emprego no campo e o levantamento das taxas impostas pelo Estado checo sobre os subsídios agrícolas da União Europeia (UE).

Esta é a terceira vez que os agricultores da República Checa saem à rua desde fevereiro, quando protestaram contra o chamado “Pacto Verde” da UE e o excesso de burocracia de Bruxelas na concessão de subsídios.

Os agricultores exigem também que a tributação das terras não seja alterada, pedido que vai contra o novo plano de consolidação das finanças públicas.

Apesar de ter provocado algumas horas de engarrafamento nas imediações do edifício da sede do Governo, a manifestação de hoje decorreu de forma pacífica, à exceção de incidentes isolados como o despejo de estrume, segundo relatou o canal público CT24.

O ministro da Agricultura checo, Marek Vyborny, prometeu hoje que o Estado apoiará o emprego no campo no próximo ano com 80 milhões de euros, com base em reduções na segurança social, num setor em que trabalham cerca de 100 mil pessoas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a suspensão da exigência de situação contributiva regularizada para acesso ao Subsídio Social de Mobilidade?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas