MADEIRA Meteorologia

Venezuela: Trump mantém posição de que Machado não tem apoio suficiente para liderar

Data de publicação
15 Janeiro 2026
20:11

O Presidente norte-americano, Donald Trump, mantém a opinião de que a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, não tem apoio suficiente no país para liderar uma transição na Venezuela, disse hoje a porta-voz da Casa Branca.

Questionada se Trump tinha mudado de posição sobre a mais recente galardoada com Prémio Nobel da Paz, que foi hoje recebida na Casa Branca, em Washington, Karoline Leavitt frisou que a avaliação do Presidente “era realista, baseada no que estava a ler e ouvir de seus assessores e da sua equipa de segurança nacional”.

“Até ao momento, a sua opinião sobre este assunto não mudou”, disse a porta-voz da presidência dos Estados Unidos numa conferência de imprensa.

Corina Machado chegou à Casa Branca hoje à tarde para um almoço com Donald Trump, menos de duas semanas após os Estados Unidos terem capturado Nicolás Maduro durante uma operação militar na Venezuela, que resultou na detenção e na transferência do líder chavista e da sua mulher, Cilia Flores, para Nova Iorque. Os dois são acusados de quatro crimes federais, incluindo de conspiração para narcoterrorismo.

Leavitt confirmou aos jornalistas que o encontro entre Trump e Machado, o primeiro entre os dois e fechado à imprensa, estava a decorrer e assegurou que o Presidente reconhece os esforços da política venezuelana e a sua luta pela democracia no país sul-americano.

“Sei que o Presidente estava ansioso por este encontro e confiante de que seria uma conversa boa e positiva com a senhora Machado, que é verdadeiramente uma voz notável e corajosa para muitas pessoas na Venezuela. Portanto, o Presidente está obviamente ansioso para conversar com ela sobre a realidade do país”, acrescentou a porta-voz.

A líder da oposição venezuelana entrou hoje na residência presidencial dos Estados Unidos por uma porta lateral, em vez da entrada principal, reservada para chefes de Estado e altas autoridades, e não respondeu às perguntas da imprensa à chegada.

Até ao momento, o Presidente e respetivo gabinete descartaram Machado e o seu movimento de oposição da primeira etapa da transição na Venezuela e, em vez disso, optaram pela vice-presidente chavista, Delcy Rodríguez, que assumiu o poder como Presidente interina da Venezuela com o apoio de Washington.

“Acho que seria muito difícil para ela [Machado] ser a líder. Não conta com o apoio nem o respeito dentro do país. É uma mulher muito gentil, mas não goza do respeito necessário”, afirmou Trump durante uma conferência de imprensa em 03 de janeiro, horas depois da captura de Maduro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a suspensão da exigência de situação contributiva regularizada para acesso ao Subsídio Social de Mobilidade?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas