MADEIRA Meteorologia

Escola da Torre recebeu dois professores espanhóis ao abrigo do programa ERASMUS+

Data de publicação
11 Dezembro 2023
10:35

Dois professores do Centro de Educação de Pessoas Adultas D. Juan I de Alcalá de Henares tiveram oportunidade de enriquecer as suas práticas educacionais na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, em Câmara de Lobos, ao participarem numa atividade de job-shadowing, uma mobilidade de pessoal para fins de acompanhamento no local de trabalho.

Conforme esclarece uma nota enviada à redação, tal experiência só foi possível graças ao programa ERASMUS+ (Ação Chave 121 Adultos), que proporciona intercâmbios e colaborações entre instituições de ensino.

Os principais objetivos desta mobilidade foram conhecer as ofertas formativas e os projetos que a EBTorre no âmbito da Educação de Adultos e conhecer as metodologias linguísticas.

“Durante a mobilidade os professores puderam vivenciar de perto a dinâmica educacional, trocar experiências e conhecimentos com os colegas da escola anfitriã. O job-shadowing ofereceu uma perspetiva valiosa sobre metodologias de ensino, abordagens pedagógicas inovadoras e o funcionamento prático da educação de adultos em outro contexto”, pode ler-se na mesma nota.

Do vasto programa destaca-se a participação em reuniões com o Conselho Executivo e com os formadores dos cursos EFA, em sessões de formação dos formandos dos cursos EFA e do PLA (Português Língua de Acolhimento) e em atividades tais como as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos e a Ceia de Natal, a realização de visitas culturais em Câmara de Lobos e no Funchal e a instituições que colaboram com os cursos EFA, mormente a Casa do Povo de Câmara de Lobos de Câmara de Lobos, Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, CLA da Universidade aberta , entre outras.

De acordo com este estabelecimento de ensino, esta iniciativa não apenas fortaleceu os laços entre as duas instituições educacionais, mas também enriqueceu o repertório profissional dos educadores de adultos, permitindo a incorporação de novas estratégias e ideias nas suas próprias práticas.

“O intercâmbio cultural e educacional proporcionado pelo ERASMUS+ é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, bem como para a promoção de uma educação mais diversificada e abrangente”, acrescenta ainda.

De assinalar que em abril de 2024 a EBTorre irá receber seis aprendentes adultos e dois professores (Mobilidade de Aprendentes – ERASMUS+ KA121) do CEPA D. Juan I, dando continuidade à parceria estabelecida.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas