Uma das vertentes da proposta orçamental é a ambiental, sendo que o ORAM prevê o ‘Orçamento verde’. “A Região Autónoma da Madeira, pretendendo manter uma estratégia criteriosa na adaptação às alterações climáticas, na preservação do ambiente e na transição energética, na proposta de Orçamento para 2024 adota uma abordagem metodológica, que pretende progressiva, com a utilização da metodologia ‘green budgenting tagging’, que se materializa na classificação orçamental da receita e da despesa, e respetiva codificação, em relação ao contributo de cada rubrica orçamental para os objetivos climáticos e ambientais.
“Em termos globais, associando a metodologia do designado Orçamento Verde aos programas orçamentais identificados na tabela infra, atesta-se a relevância do esforço orçamental do Governo Regional da Madeira para as matérias climáticas, cujo impacto estimado ascende a cerca de 459 milhões de euros, o que representa 17,7% do orçamental total consolidado.
da RAM. “Em termos comparativos, verifica-se que o compromisso com a economia sustentável e com o ambiente aumentou cerca de 41,14% face ao ano de 2023”.