A freguesia da Ilha, em Santana, está a acolher, até 30 de novembro, a 31.ª Semana Cultural da Ilha, organizada pela Casa do Povo da Ilha, sob o tema ‘Semeando Cultura – da Ilha para a Ilha’.
“Com três décadas de continuidade, o evento reafirma-se como referência cultural local e concelhia, sendo apontado como iniciativa que deverá integrar o programa cultural oficial do Município de Santana”, refere a organização.
Ao longo desta semana, estão patentes várias exposições, incluindo o projeto ‘Enfia o Barrete’, trabalhos da AHAU Marionetas, a tradição dos Fachos de Machico ‘Vale do Fogo’, peças do SocioHabita e Museu da Baleia, além da presença de artesãs tradicionais, Livraria Paulinas, DRC e Bertrand.
O programa abriu com a preleção ‘Tecendo Cultura’, por Orlanda Silva, seguindo-se o debate ‘Cidadania, Juventude e Desenvolvimento Rural – Importância para o Futuro’, com representantes das direções regionais da Agricultura, Juventude e Cidadania. No dia 25 realizou-se ainda um encontro com a população sénior.
Para esta quarta-feira, 26 de novembro, às 19h00, está agendado o debate “Vivências e Projeto Erasmus – Práticas Globais, Impactos Locais”, com representantes da ACAPORAMA, Casas do Povo e Universidade Sénior.
O programa segue na sexta-feira, dia 28, com a exibição do filme “Vale do Fogo”. No sábado, dia 29, realiza-se o debate “Artesanato – Valor Mais para a RAM”, com intervenções do IVBAM, Enfia o Barrete e de artesãs locais, seguido do espetáculo “Os Lusíadas – Marionetas em Alto Mar”, da AHAU Marionetas.
A Semana Cultural termina no domingo, 30 de novembro, com a preleção “A Marca das Vivências nas Casas do Povos”, por Júlia Dória.
A organização salienta também a apresentação de vários grupos e projetos musicais da localidade, musica tradicional e de animação circense e teatral ao longo desta semana. Todas as exposições permanecem abertas ao público até ao final do evento.