MADEIRA Meteorologia

“Dar a Ver” no Museu Quinta das Cruzes a 5 de dezembro

Data de publicação
30 Novembro 2023
11:04

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção de Serviços de Património Cultural da Direção Regional da Cultura, promove mais uma iniciativa no âmbito do projeto “Dar a Ver” esta terça-feira, dia 5 de dezembro, a partir das 18 horas, no Museu Quinta das Cruzes.

Conforme informa uma nota enviada à redação, sob o tema “Olhar a Eternidade”, neste ‘Dar a Ver’ decorrerá a apresentação pública de uma pintura do século XIX, “Retrato de Senhora e Menina”, atribuída ao grande pintor espanhol do romantismo, Federico de Madrazo y Kuntz, pertencente a um colecionador particular da Madeira e que é cedida temporariamente ao museu, integrando o seu circuito expositivo.

“Federico Madrazo Y Kuntz pertence a uma dinastia de pintores, é considerado o mais importante retratista da sociedade espanhola de meados do século XIX, tendo trabalhando nos circuitos da alta aristocracia e da casa real”, informa a mesma nota.

Na próxima terça-feira, a obra será apresentada por Francisco Clode de Sousa, diretor de serviços de património cultural, da Direção Regional da Cultura. A atividade é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do mail daraver.drc@gmail.com, devido à limitação da sala.

Recorde-se que o projeto “Dar a Ver” é uma atividade cultural programada e desenvolvida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção de Serviços de Património Cultural da Direção Regional da Cultura.

“Com este projeto, a Direção Regional da Cultura pretende aproximar os públicos ao património cultural da Região Autónoma da Madeira, através de dinâmicas diversas, subjacente às quais estão trabalhos de investigação, inventariação, classificação, conservação e restauro de obras de arte, assim como novos projetos de museologia e museografia”, indica ainda o comunicado.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, enaltece a importância que o “Dar a Ver” tem tido, nos últimos anos, na divulgação do património e no aumento e diversificação da oferta cultural. “Este projeto, tal como outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pela Direção Regional da Cultura, permitem um olhar mais atento aos acervos, aos espaços culturais e à importância do nosso património”, refere o governante, convidando à participação na atividade da próxima terça-feira.

É ressalvada ainda a importância a divulgação pública de todo o investimento técnico e financeiro realizado pelo Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Direção Regional da Cultura. Refira-se também a importância de valorizar um vasto e diversificado conjunto de bens móveis e imóveis, que enriquecem as coleções públicas e privadas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas