A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares volta a organizar as Jornadas de Geologia, entre os dias 23 e 27 de fevereiro, com o objetivo de dinamizar o ensino das Geociências e divulgar as diferentes áreas de Intervenção da Geologia à Comunidade Educativa.
O evento será novamente apoiado pela Câmara Municipal da Ribeira Brava e surge através de uma parceria com o Engenheiro Geólogo Sandro Vicente.
Contará com um conjunto de palestras, bem como saídas de Campo que envolverão alunos e docentes da Escola da Ribeira Brava e do Pólo do Campanário.
O dia 23 será dedicado à divulgação informativa, técnica e científica por parte dos especialistas da área. O representante da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, João Marques, abordará o tema ‘Água para consumo humano - Gestão do controlo da qualidade da água na RAM’. O arquiteto Élvio Araújo do Office for Architecture divulgará a ‘Galeria Szczelin’ e a ecóloga Adriana Gonçalves divulgará o projeto de valorização da área protegida do Cabo Girão.
As saídas de campo, fundamentais para uma eficaz aprendizagem geológica, terão início na parte da tarde com a orientação de Sandro Vicente. O engenheiro fará um passeio pedonal pela vila do concelho, expondo a Ribeira Brava como ‘O celeiro da primeira cidade Atlântica’.
Por sua vez, o Pólo do Campanário terá uma exposição dedicada aos ‘usos das rochas na Madeira’ e os alunos poderão ser ‘Geólogos por um dia’.
De apontar que esta VII edição terá ainda a presença do GeoLab, Laboratório Móvel de Geociências, que estará presente na Ribeira Brava a 23 de fevereiro e no Polo de Campanário no dia 24.
Os restantes dias serão dedicados às saídas de campo com uma visita à área protegida do Cabo Girão e uma viagem ao Porto Santo.
Redação