O Sindicato dos Professores da Madeira está a promover, na sua página do Facebook, a realização de um plenário sindical, para sexta-feira, dia 21, a partir das 15 horas, em frente à Secretaria Regional de Educação.
“A SRE e a ALRAM continuam em silêncio quanto aos compromissos assumidos para resolver, a partir de 1 de janeiro de 2026, os principais problemas da Carreira Docente”, lê-se na convocatória. Isto numa altura em que “o Orçamento Regional para 2026 está a ser preparado e precisa de incluir as verbas necessárias. O tempo está a esgotar-se e nada está garantido”.
Assim, o plenário marcado para sexta-feira é uma forma de exigir o que foi prometido à classe, lê-se. “Este é o momento decisivo para exigirmos o que nos foi prometido. Se não houver resposta, haverá luta”, conclui a publicação.
Na mesma página, é publicado ainda que haverá um plenário no dia 24 para os professores do primeiro ciclo, pelas 16 horas, no auditório do SPM, para “planeamento de novas ações de luta”, e uma outra reunião sindical, no dia seguinte, para ouvir os docentes do Ensino Particular, Cooperativo e IPSS, para um ponto da situação das negociações nestes setores e propostas de luta.