O secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, esteve no 35.º aniversário da Casa do Povo da Ilha. Uma ocasião que serviu igualmente para assinalar a tomada de posse dos órgãos sociais para o quadriénio 2026/2029 que continuará a ser presidida por Elsa Jocelina Marques.
Na intervenção, o secretário regional recordou a importância das Casas do Povo e a sua importância para o desenvolvimento e bem-estar da população.
“As Casas do Povo têm um papel determinante, particularmente no mundo rural, ajudando as populações e contribuindo para o desenvolvimento das localidades”, referiu o governante que destacou a importância desta instituição no local onde está inserida.
“A Casa do Povo da Ilha contribui, sem dúvida, para a dimensão da freguesia”, disse Nuno Maciel que elogiou a “dedicação genuína” de Elsa Marques.
Ao nível dos apoios prestados a estas instituições, o governante retirou o compromisso do governo regional em continuar a apoiar as Casas do Povo tendo isso mesmo ficado plasmado no Orçamento da Região, onde estão inscritos 1,5 milhões de euros para assegurar o funcionamento destas instituições e cerca de 350 mil euros para a realização de eventos que contribuem para a promoção dos nossos produtos mais típicos.
Sobre os eventos, Nuno Maciel sublinhou ainda a importância de o apoio atribuído chegar igualmente aos agricultores, nomeadamente na ajuda aos fatores de produção.
“O agricultor tem que sentir diretamente algum retorno destes eventos”, referiu o responsável.
A sessão solene serviu ainda para recordar algumas das atividades desenvolvidas ao longo do ano por esta instituição que terminou com a atuação do grupo de música tradicional madeirense, Quattro Cantos.
A Casa do Povo da Ilha, criada em 23 de janeiro de 1991, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como objetivo apoiar a população, bem como dinamizar e prestar ações na área da solidariedade e promoção de eventos socioculturais.
Recorde-se que a Casa do Povo da Ilha realiza anualmente a Festa do Limão, normalmente em abril, que é já um cartaz turístico desta localidade.