Quem vive nos arredores do RG3 e não estava informado da demonstração de capacidades do Batalhão de Infantaria, no âmbito do 32.o aniversário do Regimento, apanhou, certamente, um susto ao fim desta manhã.
Tiros e manobras de viaturas e soldados num encenado cenário de guerra culminaram com a cerimónia que teve início às 11h10 e que foi presidida pelo representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto.
Iniciativa que marcou presença da presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal e do secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, em representação do Governo Regional.
À margem, o comandante do RG3 disse aos jornalistas que a Madeira vai levar 120 militares para uma missão de prontidão com sede em Gran Canária. Vão existir movimentações da Madeira para aquela ilha para integrarem um grande exercício.
Musa Paulino adiantou que 30 militares vão integrar uma missão da NATO na Roménia.
Sobre a importância destas missões para a Madeira, disse que demonstram que os militares da Região estão prontos e preparados para intervir em cenários difíceis. “Nós, os militares, estamos sempre preparados para situações dessas”, disse aos jornalistas quando confrontado se está a haver uma preparação para um conflito aberto. Refira-se ainda que vai haver no RG3 uma pista de atletismo que sirva o propósito das associações e clubes, assim como dos militares .