MADEIRA Meteorologia

Eduardo Jesus visita iluminações e enfatiza o cuidado ambiental

Edmar Fernandes

Subdiretor JM

Data de publicação
01 Dezembro 2023
20:59

O secretário regional de Turismo e Cultura visitou hoje à noite as iluminações no primeiro dia das Festas de Natal e do Fim-do-ano, que se prolongam até ao dia 7 de janeiro.

Eduardo Jesus evidenciou que “o Funchal voltou a engalanar-se para a quadra natalícia, tão ao gosto dos residentes, que a vivem de forma entusiasmada, e igualmente registada com encanto pelos milhares de visitantes que querem fazer férias na Madeira nesta altura do ano. Este é um momento de alegria que convoca os sentimentos da fraternidade e amizade entre todos”.

O governante acredita que as iluminações corresponderão às expetativas, a exemplo do que aconteceu no ano anterior, atendendo ao facto de seguirem o mesmo figurino assente no caderno de encargos que abrangeu 2022 e 2023. Uma incumbência onde acentua que o Governo Regional voltou a ter grande sensibilidade ambiental, ao contemplar a redução da potência nas lâmpadas que iluminam a capital madeirense, que chegou a ser de 25 W e hoje não passa de 1,5 W.

Neste âmbito, é de realçar que em 10 anos, entre 2011 e 2021, registou-se uma redução de 70% no valor a pagar pelo consumo energético das iluminações anteriormente usadas no Natal.

Na edição de 2023 das Festas de Natal e do Fim-do-ano, no que às iluminações diz respeito, a juntar às múltiplas decorações, com diferentes formas e cores, há a integração de várias tecnologias interativas, nomeadamente Tecnologia de Realidade Aumentada a qual, através de aplicação móvel, apresenta figuras natalícias animadas sincronizadas com música, e ainda tecnologias sensoriais que desencadeiam diferentes animações na iluminação com a presença e ou passagem das pessoas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas