Vítor Hugo Correia, enfermeiro ligado à EMIR e ao Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, integra a Comissão Técnico-Científica Nacional para a Formação em Emergência Extra-Hospitalar em Portugal, representando a Madeira.
De natureza consultiva, esta comissão, consoante explica nota enviada à redação, é composta por um grupo multidisciplinar e multiprofissional, que reúne representantes de várias entidades e áreas de intervenção, entre as quais médicos, enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar, bem como elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Associação Nacional de Enfermeiros de Bombeiros e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
O enfermeiro Vítor Hugo Correia foi o participante da Madeira nesta estrutura nacional, assegurando a representação da realidade regional na definição de orientações para a formação em emergência extra-hospitalar.
Entre as principais atribuições da comissão está a atualização e o desenvolvimento da formação em emergência pré-hospitalar em Portugal, a adaptação e uniformização dos procedimentos de socorro de acordo com as melhores práticas e o estado da arte, bem como a promoção da certificação nesta área.
A primeira reunião presencial “permitiu consolidar linhas de trabalho conjuntas e reforçar a cooperação entre as várias entidades representadas, num esforço comum de melhoria contínua da formação e da capacidade de resposta no socorro pré-hospitalar”, descreve a mesma nota.
A comissão passará agora a reunir mensalmente, em formato online, garantindo o acompanhamento regular dos trabalhos e a continuidade do processo de modernização e qualificação da formação em emergência pré-hospitalar em Portugal.