MADEIRA Meteorologia

Nova Direita desafia Governo a resolver “os problemas reais” antes de discutir alterações constitucionais

Data de publicação
04 Abril 2026
14:23

“Hoje assinala-se o Dia da Revolta da Madeira. A propósito desta data, a senhora presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira afirmou que o povo madeirense também se revolta”, começa por escrever Paulo Azevedo, em comunicado.

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Autonomia e da possibilidade de alterações à Constituição Portuguesa, o coordenador do partido questiona-se “como se pode falar em alterações constitucionais quando ainda não são cumpridos artigos fundamentais para o bem-estar comum de milhares de famílias madeirenses”.

“Entre esses princípios essenciais destaca-se o cumprimento do artigo 65.º da Constituição da República Portuguesa, que consagra o direito a uma habitação digna. Atualmente, mais de três mil famílias na Madeira continuam a enfrentar graves dificuldades habitacionais”, refere.

Ora assim sendo, chama a atenção do Governo Regional “para o facto de que, antes de discutir alterações constitucionais ou reivindicar maior autonomia, deveria concentrar esforços na resolução dos problemas reais que as famílias enfrentam diariamente: dificuldades para colocar comida na mesa, situações de sobrelotação habitacional e habitações sem condições dignas”.

É, para Paulo Azevedo, igualmente urgente resolver “o problema estrutural e persistente na área da saúde, criar melhores condições para que os idosos possam viver com dignidade e respeito, reduzir gastos excessivos na função pública e diminuir a carga fiscal sobre as pequenas e médias empresas, permitindo assim fortalecer e fazer crescer a economia regional”.

Neste dia simbólico, Paulo Azevedo apela a que os responsáveis pelo Governo Regional deixem de “desrespeitar os madeirenses com atitudes que considera demonstrar profunda hipocrisia política”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Investigador na área da Educação
2/04/2026 07:40

Jürgen Habermas deixou-nos em 14 março último com a bonita idade de 96 anos. Era o último representante vivo da Escola de Frankfurt.

Quase três décadas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Têm razão os enfermeiros em pedir escusa de responsabilidades?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas