O município da Ribeira Brava espera que as obras de requalificação na Rua dos Dragoeiros, freguesia da Ribeira Brava, e a empreitada de reabilitação de frações ou prédios habitacionais na antiga Escola do Porto da Ribeira, Campanário, possam estar no terreno dentro de dois a três meses. Isto depois de receberem o visto prévio do Tribunal de Contas.
Hoje, em reunião de Câmara foi aprovada a prorrogação do prazo de apresentação de propostas dos concursos públicos de ambas as empreitadas, pelo “facto de alguns concorrentes terem pedido esclarecimentos e apresentarem erros e omissões”.
“Face a esta situação, a autarquia solicitou justificações aos projetistas sobre as questões em causa e acabou por prorrogar o prazo de entrega das propostas que termina na próxima semana”, pode ler-se em nota de imprensa.
O munícipio refere que estas são “empreitadas importantes”, dando conta que no caso da requalificação da Rua dos Dragoeiros, esta será feita com verbas cem por cento camarárias, beneficiaando um “vasto núcleo populacional ao proporcionar mais estacionamento e melhor mobilidade até à Ponte Vermelha”.
Já no caso da construção dos fogos habitacionais no Campanário integrada na Estratégica Local de Habitação do Município, a obra conta com um financiamento do PRR, através do programa Nacional 1.º Direito. O munícipio acredita que esta “será mais uma importante resposta numa área fulcral para a população”.
O contrato com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) já está assinado e aguarda pelo lançamento do concurso público.
População Sénior
De resto, e numa política de apoio à população sénior, foi também aprovado na Reunião de Câmara de hoje mais 12 candidaturas ao Cartão Municipal do Idoso.
“São mais 12 pessoas que serão ajudadas pela autarquia na aquisição de medicamentos, fraldas e exames complementares”, destacou o presidente da Câmara, recordando que foi aprovado recentemente uma majoração do valor deste apoio, para ajudar a população a suportar estas despesas.
Mostra da Poncha e do Mel
Ricardo Nascimento destacou ainda o apoio à Mostra da Poncha e do Mel que se realiza este fim-de-semana na Serra d’Água, apoio esse aprovado na última reunião de Câmara.
“É um evento importante no arranque do ano que faz parte das festas do concelho e já alcançou uma projeção regional na divulgação da poncha”, frisou o autarca, tendo congratulado a Casa do Povo por ter evidenciado novamente o interesse na dinamização e realização deste evento que promove não só a poncha, mas a produção de qualidade de citrinos e mel pelos agricultores e apicultores da Serra de Água.