Os cursos de Licenciatura em Educação Física e Desporto e de Mestrado em Atividade Física e Desporto da Universidade da Madeira foram recentemente reconhecidos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) para a atribuição do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) na modalidade de Futebol, informa a academia madeirense.
A certificação reconhece a equivalência destes cursos às componentes de formação exigidas no sistema nacional de formação de treinadores de desporto, nomeadamente para os graus de Treinador de Futebol I, II e III.
A Licenciatura em Educação Física e Desporto confere equivalência às seguintes componentes de formação: Componente de Formação Geral – Grau I e Grau II, Componente de Formação Específica – Futebol – Grau I e Componente de Formação Estágio – Futebol – Grau I.
O percurso formativo inclui a frequências às Unidades Curriculares de Estudos Práticos II – Futebol, Microcredencial de Formação Complementar: Especialização em Futebol I - Fundamentos do Treino e Jogo, e Intervenção em Desporto I e II (Estágio).
Por sua vez, o Mestrado em Atividade Física e Desporto é reconhecido pelas seguintes equivalências: Componente de Formação Geral – Grau III, Componente de Formação Específica – Futebol – Grau II e Componente de Formação Estágio – Futebol – Grau II
O percurso formativo inclui a frequências às Unidades Curriculares de Microcredencial de Formação Complementar: Especialização em Futebol II - Fundamentos do Treino e Jogo, Metodologia do Treino Específica – Futebol, e de Estágio e Relatório de Estágio.
“O reconhecimento agora obtido certifica que os cursos de Licenciatura em Educação Física e Desporto e de Mestrado em Atividade Física e Desporto da Universidade da Madeira são ministrados em conformidade com o Programa Nacional de Formação de Treinadores, assegurando igualmente que os licenciados destes cursos são detentores das competências necessárias ao exercício da atividade de treinador e podem candidatar-se à obtenção do TPTD na modalidade de futebol, graus I, II e III”, informa a UMa.