Celebra-se hoje o primeiro aniversário do Centro Interpretativo ECOS Machico (CIEM), um espaço dedicado ao desenvolvimento e sustentabilidade territorial do concelho, com as valências de investigação, valorização e promoção do Património Natural e Cultural dos seus Ecossítios.
O antigo Mercado Municipal tem, desde agosto de 2021, uma "porta aberta" para quem vive e visita Machico, disponibilizando novos recursos e serviços centrados numa estratégia de marketing territorial voltada para a divulgação do património do concelho. Entre ações de sensibilização, visitantes e outras participações, o CIEM já recebeu mais de 6400 visitantes neste primeiro ano e promoveu mais de 31 ações informativas e/ou didáticas para os diferentes públicos-alvo.
Para celebração deste dia, a equipa do projeto Ecos Machico promoveu uma ação de divulgação sobre os Ecossítios na praia Banda D´Além, sensibilizando para a importância da sua preservação e distribuindo aos banhistas alguns materiais informativos, brindes e ainda, jogos didáticos para os mais jovens com as temáticas da Biodiversidade, Geodiversidade e Ecossítios. Para esta ação, o projeto Ecos Machico contou com a presença do Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Machico e do Europe Direct Madeira, entidades que deram a conhecer, respectivamente, o trabalho desenvolvido a nível concelhio e europeu, em prol da sustentabilidade.
O projeto Ecos Machico já nomeou 28 Ecossítios, tendo atualmente mais 17 sítios de interesse em análise para possível nomeação, na sua maioria identificados em trabalhos de investigação no terreno ou por participação pública. Estes são, maioritariamente, sítios de interesse para a Geodiversidade, Sítios de Biodiversidade, Pontos Panorâmicos e Sítios de Interesse Histórico-cultural do concelho de Machico.
Ainda no decorrer deste ano está previsto o lançamento de um documentário dedicado ao património natural e cultural do concelho, com filmagens a iniciar muito brevemente. O Ecos Machico é um projeto financiado por fundos europeus através do programa Proderam, a decorrer no concelho de Machico desde janeiro de 2021, promovido pela Câmara Municipal de Machico e a Associação Insular de Geografia.