MADEIRA Meteorologia

Ana Sousa dá a conhecer Centro de Inclusão Social à sua sucessora

Data de publicação
21 Maio 2025
18:51

Paula Margarido, secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, visitou hoje o Centro de Inclusão Social da Madeira, tendo como anfitriã a sua antecessora Ana Sousa, responsável pelo espaço.

Inaugurado a 12 de julho de 2019, o Centro de Inclusão Social da Madeira (CISM) disponibiliza apoio a 193 utentes, de acordo com um comunicado que nos dá conta desta visita da governante.

A infraestrutura integrada no Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência (DIPD), sob a tutela da Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude através do Instituto de Segurança Social da Madeira, desenvolve quatro valências: o Centro de Apoio à Deficiência Profunda, o Lar Residencial, a Residência de Autonomização para a Inclusão e o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão do Funchal.

Na visita às instalações localizadas na freguesia do Imaculado Coração de Maria, a secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude destacou o trabalho feito em prol das pessoas com deficiência.

“É nos gestos simples, como os que vi aqui, que se constrói uma sociedade verdadeiramente inclusiva. A esperança ganha força quando encontra ação e este centro é um farol dessa esperança. Um centro único que constitui um exemplo para o todo nacional com práticas e dinâmicas inovadoras! Continuamos no caminho da inclusão!”, afirmou Paula Margarido, que se fez acompanhar durante a visita pela presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, Nivalda Gonçalves.

O CISM está dotado com os equipamentos e condições destinadas à promoção da excelência do trabalho terapêutico e de capacitação das pessoas com deficiência, com recurso a equipas multidisciplinares e especializadas.

Entre as medidas desenvolvidas neste espaço, destacam-se o tanque terapêutico, a sala snoezelen, o laboratório vivo, o apartamento de autonomia, o café inclusão, o espaço bem-estar e o percurso sensorial.

De referir que o laboratório vivo, inaugurado em 2023, é um recurso altamente inovador que utiliza as novas tecnologias e a realidade virtual para fomentar a capacitação, a aprendizagem e a participação ativa das pessoas com deficiência.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas