MADEIRA Meteorologia

Saiba quem é a mulher que quer ser “uma alternativa” num país “desnorteado”

Data de publicação
20 Dezembro 2025
16:04

Joana Amaral Dias, psicóloga de formação com um percurso multifacetado na política, anunciou a candidatura a Presidente da República para ser uma alternativa num país que considera estar “cabisbaixo” e “desnorteado”, assumindo esta “derradeira batalha” pela pátria.

Joana Amaral Dias, 50 anos, conhecida pela sua participação em vários projetos políticos, ganhou notoriedade enquanto deputada do Bloco de Esquerda, entre 2002 e 2005.

Em 2006, apoiou nas eleições presidenciais o socialista Mário Soares, do qual foi mandatária para a juventude.

Foi ainda candidata à Câmara Municipal de Lisboa pelo Nós, candidata nas legislativas de 2015 pela coligação AGIR (PTP e MAS), e foi o nome escolhido pelo Alternativa Democrática Nacional (ADN) para liderar a lista candidata ao Parlamento Europeu em 2024, como independente, e às eleições legislativas de 2015.

Este percurso político, da esquerda à direita, levou a que fosse acusada por alguns comentadores e atores políticos de “falta de coerência”.

Com uma presença ativa nas redes sociais, Joana Amaral Dias é conhecida por publicar vídeos controversos, como, por exemplo, quando tentou pagar com dinheiro numa padaria que só aceita cartões, gerando uma discussão que se tornou viral.

A candidata foi também uma das vozes críticas das vacinas e do uso de máscaras durante a pandemia de covid-19.

No lançamento da sua candidatura às eleições presidenciais de 2026, Amaral Dias disse que pretende construir uma alternativa numa altura em que, considerou, o país está “cambaleante, aturdido, desorientado, cabisbaixo, desnorteado, sem presente ou futuro”.

“Estou pronta e totalmente dedicada a esta que será a minha e a nossa derradeira batalha”, afirmou na ocasião.

A candidata, cujo lema é “pão, paz e liberdade”, considerou que a independência e a soberania são os “garantes desses desideratos”, e assumiu como primeira prioridade a saúde, pretendendo lançar “um amplo debate sobre a promoção da natalidade” para inverter “a extinção dos portugueses”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas