Numa reunião com uma extensa Ordem de Trabalhos, Santa Cruz aprovou um reforço do investimento em limpeza urbana, através dos contratos interadministrativos com as juntas de freguesia.
É um investimento total de cerca de 355 mil euros , o que representa um acréscimo de 100 mil euros relativamente aos contratos anteriores, dá conta a autarquia.
Na reunião foi ainda aprovada a inclusão do saldo de gerência no Orçamento de 2026. Élia Ascensão destacou que os “13 milhões vão servir para investimento em áreas prioritárias, como são o combate às perdas de água, a expansão da rede de saneamento e os apoios sociais”.
Aprovadas foram também várias outras propostas como o novo Regulamento da Proteção Civil Municipal e a respetiva Taxa Municipal de Proteção Civil.
A este propósito, a presidente salientou que espera que com a ocorrência de eventos climáticos extremos, como os que tiveram lugar no continente português, exista agora “uma maior sensibilização para a necessidade de uma proteção civil mais organizada e para a necessidade de procurar novas fontes alternativas de financiamento”.