A Juventude Social Democrata da Madeira (JSD/M) voltou a demonstrar o seu compromisso com a solidariedade e com a responsabilidade social através de duas iniciativas de apoio à comunidade. A estrutura estudantil ESD’s Madeira promoveu a primeira ação e a concelhia da JSD Funchal desenvolveu a segunda. Os jovens laranjas afirmam ter procurado “reforçar o espírito de entreajuda caraterístico da época festiva”.
Os Estudantes Social Democratas (ESD) Madeira organizaram uma recolha solidária de roupa e brinquedos, com o objetivo de apoiar famílias e crianças em situação de vulnerabilidade.
Para a JSD, “a época natalícia é tempo de partilha, de amor e, acima de tudo, das crianças, que trazem o verdadeiro brilho ao nosso Natal com a sua felicidade e os seus sonhos”. “Esta iniciativa reflete o compromisso dos nossos jovens em tornar esta quadra festiva mais inclusiva e alegre para todos”, conforme se lê na nota de imprensa.
O papel desempenhado pela Fundação Cecília Zino, os ESD’s Madeira destacam o trabalho desta instituição e acreditam que “é fundamental continuar a apoiar este tipo de causas, principalmente pela sua atuação na proteção social e na promoção do bem-estar de crianças e jovens em risco”.
Em paralelo, a JSD Funchal levou a cabo uma recolha de alimentos que resultou na entrega de diversos bens à Associação Monte de Amigos e ao Centro de Dia da Casa do Povo de São Roque.
“Esta ação procurou apoiar instituições que desenvolvem um trabalho diário de proximidade e apoio social, garantindo maior dignidade e conforto aos seus utentes”, salienta a JSD Funchal, realçando ainda “o empenho dos militantes e núcleos envolvidos nesta recolha”.
Para os jovens social-democratas, o trabalho conjunto dos vários intervenientes demonstra que “espírito de solidariedade, união e responsabilidade social continuam a ser marcas fortes da JSD Funchal”. “O empenho dos nossos núcleos de freguesia nesta ação solidária demonstra que a política jovem faz-se com proximidade, com compromisso e com ações concretas no apoio a quem mais precisa”, acrescentam.
“Estas duas recolhas de bens de cariz voluntário refletem a vontade da JSD/Madeira em assumir-se cada vez mais como um barómetro jovem da construção de uma sociedade mais solidária, demonstrando que a juventude está atenta às necessidades da comunidade e empenhada em agir com sentido de responsabilidade social”, concluem os jovens laranjas.