MADEIRA Meteorologia

JSD promove ações solidárias junto da comunidade local

Data de publicação
20 Dezembro 2025
15:27

A Juventude Social Democrata da Madeira (JSD/M) voltou a demonstrar o seu compromisso com a solidariedade e com a responsabilidade social através de duas iniciativas de apoio à comunidade. A estrutura estudantil ESD’s Madeira promoveu a primeira ação e a concelhia da JSD Funchal desenvolveu a segunda. Os jovens laranjas afirmam ter procurado “reforçar o espírito de entreajuda caraterístico da época festiva”.

Os Estudantes Social Democratas (ESD) Madeira organizaram uma recolha solidária de roupa e brinquedos, com o objetivo de apoiar famílias e crianças em situação de vulnerabilidade.

Para a JSD, “a época natalícia é tempo de partilha, de amor e, acima de tudo, das crianças, que trazem o verdadeiro brilho ao nosso Natal com a sua felicidade e os seus sonhos”. “Esta iniciativa reflete o compromisso dos nossos jovens em tornar esta quadra festiva mais inclusiva e alegre para todos”, conforme se lê na nota de imprensa.

O papel desempenhado pela Fundação Cecília Zino, os ESD’s Madeira destacam o trabalho desta instituição e acreditam que “é fundamental continuar a apoiar este tipo de causas, principalmente pela sua atuação na proteção social e na promoção do bem-estar de crianças e jovens em risco”.

Em paralelo, a JSD Funchal levou a cabo uma recolha de alimentos que resultou na entrega de diversos bens à Associação Monte de Amigos e ao Centro de Dia da Casa do Povo de São Roque.

“Esta ação procurou apoiar instituições que desenvolvem um trabalho diário de proximidade e apoio social, garantindo maior dignidade e conforto aos seus utentes”, salienta a JSD Funchal, realçando ainda “o empenho dos militantes e núcleos envolvidos nesta recolha”.

Para os jovens social-democratas, o trabalho conjunto dos vários intervenientes demonstra que “espírito de solidariedade, união e responsabilidade social continuam a ser marcas fortes da JSD Funchal”. “O empenho dos nossos núcleos de freguesia nesta ação solidária demonstra que a política jovem faz-se com proximidade, com compromisso e com ações concretas no apoio a quem mais precisa”, acrescentam.

“Estas duas recolhas de bens de cariz voluntário refletem a vontade da JSD/Madeira em assumir-se cada vez mais como um barómetro jovem da construção de uma sociedade mais solidária, demonstrando que a juventude está atenta às necessidades da comunidade e empenhada em agir com sentido de responsabilidade social”, concluem os jovens laranjas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas