MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Professor Universitário

1/10/2021 08:01

Ora, após quase dois anos de uma crise pandémica global sem precedentes, as respostas à crise têm sido muito díspares e desiguais, colocando novamente em vantagem os países das economias mais desenvolvidas face aos países mais pobres da África Subsariana, do Sul da Ásia e da América Latina, seja ao nível no processo de vacinação ou na recuperação da economia, mercado de trabalho e proteção social.

Mesmo nas economias ditas "desenvolvidas" como Portugal, a crise pandémica fez retroceder e muito os progressos alcançados ao nível da saúde, da educação, proteção social, mercado de trabalho, mobilidade e clima. Importa assim alinhar e balizar este processo de recuperação e resiliência, no âmbito dos objetivos e compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da qual Portugal e a Madeira também fazem parte.

No seu discurso na Reunião de Alto Nível sobre o Emprego e Proteção Social, António Guterres anunciou a criação de um novo "Acelerador Global de Emprego e Proteção Social para uma Transição Justa", em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo do plano apresentado tem como objetivo criar pelo menos 400 milhões de empregos até 2030, nomeadamente na(s) economia(s) verde(s) e na área social ao nível da prestação de cuidados. Mais uma vez temos aqui uma oportunidade e um reconhecimento da importância da profissão de Serviço Social no processo de recuperação e requalificação da economia, centrada nos cidadãos e nas reais necessidades dos mais vulneráveis ao nível da educação, mercado de trabalho e proteção social tendo em vista a promoção de uma sociedade mais sustentável, resiliente e inclusiva.

O plano apresentado por António Guterres propõe ainda um conjunto de medidas entre elas a criação de esquemas de proteção social universal, o alargamento do investimento das diversas prestações sociais em percentagem do PIB nos orçamentos nacionais, a introdução de medidas de política social para alargar a proteção social aos trabalhadores da economia informal, a criação de políticas ativas de mercado de trabalho para aperfeiçoar e requalificar na adaptação às transições verdes e digitais, bem como a promoção da igualdade de género, pela via do apoio ao empreendedorismo.

Importa assim centrar a recuperação e investimento nas questões humanas, apostando fortemente na promoção da educação e competências, da saúde, sustentabilidade e serviço social.

*Universidade de Windsor, Canadá.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas