MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Nutricionista

12/02/2024 08:00

Estamos no Carnaval, altura de folia, animação, bailarico e convívio. Na Madeira, esta é uma festividade que não passa despercebida e que, sem dúvida, atrai não só o turismo como também todos os Madeirenses para a folia.

É altura de festa! E porque é altura de festa, como a maior parte das pessoas dizem, não há mal nenhum em beber um vinhinho, ou uma cervejola, comer uma malassada todos os dias e petiscar nos famosos “assaltos de carnaval” organizados por toda a ilha.

E festa é festa, porque é que vamos deixar de nos divertir e comer e beber. Não! Não é altura para pensar em dietas. E o mês de janeiro já serviu para o detox! Pelo menos os 15 dias pós Santo Amaro!

Festa é festa! Vamos lá pensar em ser esquisitos? Vamos nos por num cantinho da sala e dizer que não queremos beber um copo, fumar um cigarro e provar o petisco? Vamos ser os desmancha prazeres? É uma vergonha ter que dizer sempre: “Não quero obrigada!” e ainda ter que ouvir do outro lado, insistentemente: “A sério? Nem vais provar? Um dia não são dias! Vá, bebe um vinhinho?”. Desculpem, mas festa é festa!

Mas o Natal acabou há um mês atrás? E que mal tem? Isso é muito tempo! O Carnaval é diferente...não há tantos petiscos nem convívios como no Natal. E ainda por cima, desfilamos imensos dias pelas avenidas das freguesias regionais. Bebemos uma cerveja e já estamos a queimar as calorias. É excelente! E também é só uma semana de folia... quer dizer, se calhar um pouco mais, se considerarmos os ensaios! Mas isso é exercício!

E a Páscoa que também já está à porta? Ah, a Páscoa é só um chocolatinho! Não há grande abuso, até porque não se pode comer carne! E antes, ainda há um mesito para fazer dieta!

Depois, tirando um arraial ou outro, já temos a Festa da Flor e começa o exercício físico outra vez. Uns ensaios para compensar um mês inteiro de barraquinhas montadas na Avenida Arriaga! Está bom... aliás está ótimo!

Já no mês de junho, há o Festival do Atlântico. Mas nesse, é só para beber uma cervejinha e ver o fogo! Dá para fazer uma grande dieta nesse mês!

Depois, já começa é o verão, a praia e os arraiais todos pela ilha! A isso não dizemos que não! Era o que faltava perder as festas melhores, comer espetada, beber um vinho seco e provar os petiscos das barracas. Quanto mais “aviados” estamos, melhor para dançar e ver os concertos! Vai tudo ao molhe e fé em deus! E em outubro, logo se pensa na dieta outra vez...

Madeira, ilha de animação e festa! Gastar dinheiro, comer, beber e se divertir, todo o ano! Há melhor que isto!

Eu gosto da nossa ilha, gosto das festas e gosto de me divertir. E acho que devemos continuar todas as festas e incentivar o turismo. Mas tem de haver um equilíbrio! O problema é que muitas pessoas na nossa ilha, “têm de ir a todas” e não conseguem dizer que não: “Hoje, vou, mas não vou beber” ou “Hoje, só como uma dose de marisco e bebo um café”.

Temos um mundo dentro do nosso corpo, um mundo esse que a cada toxina que entra e stress que passamos, luta para manter um organismo com qualidade e funcional, para que nos sintamos sempre bem! Mas se não nos alimentamos bem, e se “damos sempre gasóleo a um carro a gasolina”, após tanta exposição negativa, o desfecho também é obvio - o motor deixar de funcionar eficazmente. E depois surge uma hipertensão e não sabemos porquê, um sono desregulado, um intestino inflamado, uma diabetes tipo II, ... aquelas doenças que todos dizem que “é da idade”! Será mesmo?

Tem de haver um compromisso sério quando se trata da nossa saúde e de mudar hábitos de vida. Se é para cuidar da saúde, fazer atividade física e regrar a alimentação, que o façamos com seriedade!

Vamos para a festa! Mas vamos com equilíbrio, ou não, mas depois não se queixem que a culpa é da dieta!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas